Para deixar um dos cartões turísticos de Londrina mais bonitos, o prefeito Marcelo Belinati e sua equipe acendem nesta quinta-feira (11), às 19h30, a nova iluminação decorativa que compõe a barragem do Lago Igapó I, que fica na Rua Almeida Garret, 115. Além dela, a Prefeitura de Londrina entrega oficialmente uma série de melhorias realizadas nas Ruas da Canoagem, Souza Naves e Presidente Arthur da Costa e Silva como no asfalto, nas calçadas e na sinalização viária.
O objetivo foi deixar uma das principais áreas de lazer de Londrina mais adequadas às necessidades da população e mais bonitas, estimulando assim o uso do espaço pelas famílias e pela comunidade em geral. Além de deixá-la mais bonita, com as obras de infraestrutura urbana, as melhorias ajudaram no desafogamento do trânsito nas vias que ligam os bairros da zona sul ao centro da cidade.
Iluminação – Toda a iluminação em torno do Lago Igapó I foi modernizada, o que tornou o espaço mais claro, seguro e valorizado. A Sercomtel Iluminação instalou 26 projetores de LED no padrão RGB (de 200w) nos 118 metros de extensão da barragem do lago. Estes permitem a troca de cores para eventos e datas especiais, assim como acontece em outros pontos da cidade, como no viaduto da Avenida Dez de Dezembro.
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Também foram trocadas as antigas luminárias por LED em 192 pontos da pista de caminhada, que mede 1.700 metros da barragem até a Avenida Aminthas de Barros, e em toda a extensão da Rua da Canoagem (que tem quase 800 metros de cumprimento) e contabilizou outras 21 luminárias de LED. Na Rua Presidente Arthur da Costa e Silva, que é a continuação da Rua Senador Souza Naves e fica nas proximidades da sede administrativa da Prefeitura, foram colocados 22 pontos de luz de LED.
Além da nova iluminação mais moderna e eficiente, a Prefeitura fez todas as obras civis necessárias, incluindo a infraestrutura, o assentamento de eletrodutos e a instalação de padrão que controla os acionamentos das luzes. Foi utilizado mais de um quilômetro de fios para isso.
Calçadas – Também foram construídos 750 metros de calçadas em concreto alisado, com piso tátil para as pessoas com deficiência visual, em todo o entorno do lago. Antes das obras, as calçadas da Rua da Canoagem, que ligam a continuação da Rua Souza Naves até a barragem do Lago Igapó I, tinham apenas pedriscos e terra batida. Agora, a população conta com rampas de acesso aos cadeirantes e para o embarque e desembarque dos barcos em concreto armado. Tudo está sinalizado vertical e horizontalmente.
Asfalto – Outra novidade para quem usufrui do espaço foi o recape asfáltico dos 750 metros de comprimento da Rua da Canoagem, que tem oito metros de largura. Essa obra complementa a duplicação da Avenida Aminthas de Barros e a sequência da Rua Senador Souza Naves, a partir do Monumento da Bíblia até a Barragem do Lago Igapó 1. A empresa contratada para a realização das obras foi a Construtora Felicita LTDA – EPP, que venceu o processo licitatório de Concorrência e executou o trabalho ao custo de R$ 378.050,48.
Além da rua da Canoagem, a Prefeitura fez com equipe própria da Secretaria de Obras e Pavimentação os serviços de recape asfáltico em um trecho de cerca de 1 km da rua Senador Souza Naves, no sentido sul-centro, entre as ruas Heródoto e Clóvis Beviláqua. Este trabalho contempla o trajeto que inicia perto da barragem do Lago Igapó I, a partir da rua Presidente Arthur da Costa e Silva, via que segue mais à frente já como rua Souza Naves, margeando as áreas de fundos da sede da Prefeitura de Londrina e Centro Cívico.
“Muitos motoristas e pedestres utilizam essas vias, que fazem a ligação dos bairros para o centro de Londrina, por isso, o recape asfáltico e todas as obras de infraestrutura são tão importante para o Município. Acredito que esses trabalhos, unidos à nova iluminação, tornam do Lago Igapó I mais atrativo e bonito para nossa cidade”, disse o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, lembrou que a intenção da Prefeitura de Londrina foi promover a melhoria da mobilidade urbana ao investir em alternativas de integração de diferentes modais, como para os veículos de passeio, caminhões, ônibus do transporte coletivo, pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.