A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou nesta sexta-feira (22) um balanço das ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que castigaram o Paraná nesta semana.
De acordo com o relatório, cerca de 50 mil londrinenses foram afetados pelas chuvas entre os dias 18 e 20. A Defesa Civil explicou que o número é composto por pessoas que foram prejudicadas pela chuva de forma direta ou indireta desde populares que tiveram as casas afetadas até moradores que sofrem com a falta de energia, além de motoristas que não conseguiram transitar pelas ruas da cidade. Nesta sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Município, o decreto de situação de emergência com validade de 90 dias.
A Defesa Civil também contabilizou 12 residências danificadas em Londrina. Segundo o levantamento, o município teve o maior número de pessoas prejudicadas no Estado, onde 63.018 paranaenses foram afetados. Mais de mil pessoas ainda permanecem desalojadas em casas de amigos ou parentes. Além disso, 531 moradores que foram para abrigos.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Apesar do número de prejudicados em Londrina, a Defesa Civil considera a situação mais grave em outras cidades.
Em Bandeirantes (34 km a leste de Cornélio Procópio), aproximadamente mil pessoas foram afetadas e 695 moradores estão desalojados e 150 foram conduzidos para abrigos. A cidade de Jataizinho (21 km a leste de Londrina) teve 1.500 pessoas prejudicadas e 280 estão desabrigados por causa da chuva. O município ainda registrou 38 casas afetadas. Em todo o Estado, 200 residências foram danificadas e 10 casas destruídas, sendo que, em Florestópolis (73 km ao norte de Londrina), 90 casas sofreram maiores danos.