Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”

Redação Bonde com N.Com
25 abr 2024 às 15:15
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cineclube itinerante Cinekombiclube promove, pela primeira vez, a oficina gratuita “Faça seu curta”, aberta a toda a comunidade londrinense. 


As aulas serão ministradas pelo cineasta e produtor cultural Thyago Bezerra e pela educadora ambiental Camila Ayroza, entre 9 e 13 de maio. As atividades serão conduzidas na Vila Cultural Casa da Vila, localizada na rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo da iniciativa é aproximar a comunidade da prática cinematográfica e funcionar como um espaço que possibilite a troca de conhecimentos com quem já produz e realiza cinema.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Criança não é mãe"

Londrinenses protestam no Calçadão contra PL sobre aborto

Imagem de destaque
Rodovia

Motociclista morre em colisão traseira com BMW na PR-445 em Londrina

Imagem de destaque
Prata

Estudantes londrinenses são premiados em Olimpíada de Tecnologia

Imagem de destaque
Trânsito

Ponte ao lado do parque Arthur Thomas em Londrina será interditada a partir de sábado

Os interessados devem fazer suas inscrições até o dia 3 de maio, por meio do formulário on-line. No total, estão disponíveis 20 vagas para pessoas de todas as idades, iniciantes ou profissionais da área. É importante destacar que as crianças deverão ser acompanhadas de seus responsáveis.

Publicidade


A oficina integra o projeto “Cinekombiclube: Rodando o Cinema Negro”, que tem patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), com recursos financeiros do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).


Durante a oficina, os participantes passarão pelos processos de criação de roteiro, pré-produção, filmagem e edição. E, ao término do curso, os alunos realizarão um curta-metragem experimental, com temáticas ainda a serem definidas, mas que possam ser voltadas ao cinema negro e à sua experimentação estética.

Publicidade


“Será um filme de realizadores negros ou protagonistas negros, mas que também tenha uma contemporaneidade nas suas estéticas, e que procure ter algum frescor de inovação. Posteriormente, o curta será exibido em dezembro, em mostras organizadas pelo projeto”, comentou o idealizador do projeto Cinekombiclube – Rodando o Cinema Negro, Thyago Bezerra.


Imagem
Reforma da Câmara de Londrina deve ser entregue 'dentro do previsto', diz diretor
A reforma do prédio da CML (Câmara Municipal de Londrina) está avançando dentro do cronograma previsto.


OFICINA

Publicidade


No primeiro dia da oficina, os alunos terão a oportunidade de conhecer os processos de criação de um roteiro e toda a equipe de produção.


Já no segundo dia, participarão das etapas de pré-produção e produção, sendo avaliados os equipamentos necessários, locações e todos os trâmites necessários para a realização de um curta.

Publicidade


Na sequência, no terceiro e quarto dia, serão realizadas as filmagens de tudo o que foi preparado na produção dos roteiros. E, no quinto e último dia, será feita a decupagem e análise dos materiais gravados, bem como o início da edição do curta.


As funções executadas pelos participantes vão depender do preenchimento de vagas, mas, segundo o idealizador do projeto, a ideia é que todos participem de todas as áreas do processo.

Publicidade


Bezerra será responsável pela direção, sendo que a atuação e os demais cargos serão desempenhados pelos integrantes da oficina, que poderão convidar atores externos para participar do projeto. As crianças, desde que acompanhadas por seus pais ou responsáveis, poderão participar opinando nas escolhas criativas, atuação e, dependendo da idade, na operação das câmeras.


O projeto também pretende ser mais uma ferramenta de difusão do cinema e da arte de fazer. “Ele não é voltado somente à difusão, mas também busca essa formação audiovisual”, concluiu Bezerra.

CINEKOMBICLUBE

Publicidade


O projeto “Cinekombiclube: Rodando o Cinema Negro” surgiu a partir das pesquisas sobre o cinema negro e sobre realizadores negros no Brasil dos últimos 15 anos, conduzidas pelo cineasta e produtor cultural Thyago Bezerra.


A ação integra o projeto de cinema itinerante Cinekombiclube, criado em 2021 por Bezerra e Camila Ayroza. Essa iniciativa, por sua vez, teve origem na ideia de exibir filmes em diferentes cidades e localidades que muitas vezes não têm acesso ao cinema.


Além da oficina de curtas-metragens, o “Cinekombiclube: Rodando o Cinema Negro” realizará mostras mensais de cinema entre maio e dezembro, assim como rodas de conversas. 


Imagem
Podcast do HU de Londrina aborda temas da saúde de forma clara e acessível
O podcast "HU-UEL com Você", produzido pela Assesoria de Comunicação do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tem abordado temas realacionados à area da saúde.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade