Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Protesto contra demissão

Com coletores parados há dois dias, Londrina acumula 600t de lixo nas ruas

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
04 out 2017 às 10:22
- Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com os coletores de lixo paralisados desde a noite de segunda-feira (2), Londrina já deixou de tirar das ruas cerca de 600 toneladas de rejeitos e orgânicos domiciliares, calcula a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Na manhã desta quarta-feira (4), a Kurica Ambiental, empresa terceiriza responsável pelo serviço, tenta entrar em acordo com funcionários, que bloqueiam a saída de caminhões do pátio.

A presidente do Siemaco (sindicato da categoria), Izabel Aparecida de Souza, diz que a entidade já pleiteou no Ministério do Trabalho uma audiência para intermediar uma solução para o impasse. "Nenhum dos lados quer ceder. Enquanto isso, os coletores continuam parados na saída do pátio e nós estamos acompanhando a nossa categoria", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os funcionários decidiram, por conta própria e sem avisar o empregador ou o sindicato da categoria, em protesto contra a demissão de um motorista. Segundo Camillo Kemmer Viana, do departamento jurídico da empresa, as tentativas são de uma solução amigável, mas ele não descarta recorrer ao Judiciário para solucionar o impasse. "Nós temos 140 funcionários e a gestão das equipes é parte do processo para prestar um bom trabalho. A substituição (de um colaborador) não precisa ser por uma falta, pode ser pela reposição por uma pessoa mais qualificada. A gente tem que ter autonomia para isso", recorda. Ele adianta que a readmissão do motorista está fora de questão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

Imagem de destaque
Londrina

Lar São Vicente de Paulo incentiva doações do IR para fundos vinculados ao Estatuto do Idoso

Imagem de destaque
A pedido da empresa

Quase quatro anos após entrega, obra do viaduto da Dez de Dezembro tem aditivo de R$ 462 mil

O diretor de operações da CMTU, Odivaldo Moreno, disse que a terceirizada já foi notificada pelo turno não realizado na segunda-feira e que os turnos de terça serão notificados ainda nesta quarta. Por enquanto, não há previsão de aplicação de multa. "Nós pagamos a empresa por tonelada recolhida. Se ela cumprir [a coleta do] volume previsto, não será penalizada. Mas, se a solução não vier, provavelmente haverá penalização, conforme previsto em contrato", adianta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade