Uma construtora e um condomínio foram multados pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) em R$ 10 mil, cada um, por despejo irregular que provocou a poluição do lago Igapó 2 em Londrina. O prazo de recurso vence em 20 dias.
O gerente de fiscalização da Sema, Luiz Campanhã Filho, informou que a construtora foi multada por causa do despejo de areia, argamassa, cal e outros componentes, que estavam depositados na rua, dentro de uma caçamba, na região do Igapó. "Com a chuva, o material de construção foi parar no lago e poluiu o local", explicou.
Já o condomínio foi multado por causa da lavagem de material de pintura. Segundo Campanhã, a água utilizada para limpeza também se deslocou até o Igapó 2, contaminando o lago. Ao todo, 29 condomínios residenciais foram vistoriados pela Sema.
Leia mais:
Lar São Vicente de Paulo precisa de doações de produtos natalinos
Quartos do pós-parto na Maternidade de Londrina recebem aparelhos de frigobar
Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Durante a fiscalização, 54 postos de combustíveis foram notificados por causa de problemas estruturais e por não apresentar a licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além disso, quase 100% dos lava-rápidos foram notificados durante a operação da Sema. Dos 42 locais visitados, 40 apresentaram problemas, principalmente a ausência de caixa de retenção de lama e óleo e a falta de alvará de funcionamento.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 3372-4757 das 12h as 18h ou no disque denúncia da Guarda Municipal, o 153, que atende 24 horas.