Comunitário e feito para promover pontes. Assim é o cursinho do residencial Vista Bela, na zona norte de Londrina, que está com inscrições abertas.
São 50 vagas direcionadas para as pessoas que têm o desejo de prestar vestibular, estudantes do ensino médio que serão treineiros e moradores que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
O formulário para demonstrar interesse no aprendizado é on-line e pode ser preenchido até cinco de maio. A expectativa é de que as aulas iniciem também no mês que vem, sempre de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, na escola municipal do bairro, que cedeu o espaço por meio de parceria.
Leia mais:
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Reforma de ala do Hospital do Câncer tem apoio de shopping de Londrina
UEL seleciona bolsistas para o programa Estudante Empreendedor
Anteriormente, o curso funcionava no colégio cívico-militar, no entanto, o período noturno da instituição foi extinto com a militarização, o que inviabilizou outras atividades a noite.
O cursinho é uma ação da Cufa (Central Única das Favelas) Londrina e do Conexões, coletivos sem fins lucrativos que promovem inclusão e levam dignidade nas regiões periféricas da cidade com iniciativas educacionais, de saúde, sociais e culturais.
Lua Gomes, coordenadora regional da Cufa e fundadora do Conexões, destacou que o pré-vestibular nasceu de uma observação que fez na época em que estava na faculdade.
“Tinha muito o desejo de fazer o percurso da UEL (Universidade Estadual de Londrina) de volta para casa e olhar para o lado e ver os meus pares ali. Como sou cria de cursinho comunitário (quando morava no Rio de Janeiro), gostaria de fomentar também a educação e promover o conhecimento para que possamos fortalecer os nossos”, frisou.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: