O casamento de Rosângela Rodrigues e Alessandro Aparecido Rosa no sábado (10) teve vestido de noiva, véu, grinalda, penteado, maquiagem, fotografia e almoço em salão de festa, graças à ajuda de quem se sentiu tocado pelo sonho do casal, a partir de uma iniciativa da Cufa (Central Única das Favelas) Conexão Londrina.
Juntos há 16 anos, Rosângela e Alessandro, que moram com os três filhos no assentamento Aparecidinha, queriam oficializar a união, mas as situações da vida sempre empurraram o sonho para depois. O casamento foi marcado para o sábado, mas faltava dinheiro até mesmo para o vestido de noiva. A festa seria em casa, mesmo, já que também não havia recursos para a comemoração.
Ação em cima da hora
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Como mostrou o Portal Bonde, uma ação colaborativa foi lançada pela Cufa para tentar conseguir o vestido para a noiva, mesmo que em cima da hora – eram apenas dez dias para emprestar o traje. Entretanto, a ajuda foi além do esperado. “Foi o dia mais especial da nossa vida, o dia que a gente superou tudo, com as pessoas ajudando a realizar nosso sonho”, conta Rosângela.
As doações vieram de todos os lados. A estilista Marcia Cipolla emprestou o vestido para a noiva e Andreia Lehmann, a coroa, que foi utilizada pela primeira vez por Rosângela, conta a coordenadora do Conexões Londrina, Lua Gomes. “A Floricultura Pantanal nem trabalha com buquê, mas fez um especialmente para a Rosângela por conta da história, de todo o contexto. Isso é bem legal para a gente”, conta.
Ajuda de todos os lugares
De acordo com ela, as ajudas vieram de empreendedores locais e de anônimos que viram na FOLHA e em notícias de telejornais a história de Rosângela e se solidarizaram; “E, assim, conseguimos realizar o sonho", diz.
O casamento contou até mesmo com três fotógrafos profissionais, que registraram a preparação da noiva e o casamento, fotos em família e da festa, que foram cedidas por Rosângela para ilustrar esta notícia.
Lua Gomes também diz que a realização de sonhos, como uma festa de casamento, é mais difícil de alcançar para pessoas que vivem em áreas periféricas e que precisam lutar arduamente pela sobrevivência todos os dias. “Tanto isso é verdade que o sonho da Rosângela vinha de 16 anos”, exemplifica. “Então, quando vivemos sempre na linha da emergência, conseguir realizar um sonho é algo revolucionário. Isso que torna mais especial”, afirma Lua.
CONFIRA A LISTA DE BENFEITORES
Organização: @lua.gomesmo do @conexoeslondrina e @adriana.pasj do projeto @amigasdosj
Coroa: @grinaldasandreialehmann
Vestido @marcia.cipolla
Bouquet: @floricultura_pantanal
Doces: @darlenealmeidabolosedoces
Unhas: @elisabeth_adrian5
Cabelo: @maristela.monteiro
@studioiwsaudebeleza
@studionajlajenani
@laribianchini_beauty
Bolo: @docemarlondrina
Fotos: @dudafotografa e @melinacaldani.fotografia