Na madrugada deste domingo (15) para segunda (16), a companheira cósmica da Terra, a Lua, passará pelo cone de sombra que nosso planeta projeta no espaço e, em seu máximo, durante a fase da totalidade, ela irá adquirir um aspecto misterioso.
Durante a fase total dos eclipses lunares, a Lua pode ficar com aspectos bem diferentes, indo de um avermelhado bem intenso a uma série de outras colorações afins.
Popularmente começou-se a chamar esse fenômeno de “Lua de Sangue”, em virtude da coloração avermelhada que o satélite exibe. Esse tom é em decorrência da passagem de raios solares pela atmosfera terrestre, que funciona como um “filtro”, lançando sobre ela raios de luz avermelhados.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
LEIA TAMBÉM:
Eclipse em Escorpião promete fortes emoções
Grupo de astronomia de Londrina fará transmissão de eclipse total da lua
Para acompanhar esse belíssimo fenômeno, o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), em parceria com o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) vai disponibilizar vários telescópios para a população na Praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina). A partir das 23h30 de domingo, os interessados poderão acompanhar o eclipse, gratuitamente, com as lindas imagens captadas pelos telescópios na praça.
A fase “parcial” do eclipse irá iniciar às 23h27 do domingo. Já a fase “total” terá início à 0h29 de segunda, atingindo seu ápice à 1h11, finalizando à 01h53. A fase parcial irá acabar às 2h55.
Quem não puder ir à Praça Nishinomiya participar da observação, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Gedal no Youtube.
Em caso de mau tempo a observação será cancelada.