Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Eclipse lunar

Gedal vai promover observação gratuita da 'Lua de Sangue' com telescópios em Londrina

Redação Bonde com Gedal
14 mai 2022 às 14:07
Continua depois da publicidade

Na madrugada deste domingo (15) para segunda (16), a companheira cósmica da Terra, a Lua, passará pelo cone de sombra que nosso planeta projeta no espaço e, em seu máximo, durante a fase da totalidade, ela irá adquirir um aspecto misterioso.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Durante a fase total dos eclipses lunares, a Lua pode ficar com aspectos bem diferentes, indo de um avermelhado bem intenso a uma série de outras colorações afins.

Continua depois da publicidade


Popularmente começou-se a chamar esse fenômeno de “Lua de Sangue”, em virtude da coloração avermelhada que o satélite exibe. Esse tom é em decorrência da passagem de raios solares pela atmosfera terrestre, que funciona como um “filtro”, lançando sobre ela raios de luz avermelhados.


LEIA TAMBÉM:


Eclipse em Escorpião promete fortes emoções

Continua depois da publicidade


Grupo de astronomia de Londrina fará transmissão de eclipse total da lua


Para acompanhar esse belíssimo fenômeno, o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), em parceria com o MCTL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) vai disponibilizar vários telescópios para a população na Praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina). A partir das 23h30 de domingo, os interessados poderão acompanhar o eclipse, gratuitamente, com as lindas imagens captadas pelos telescópios na praça.


A fase “parcial” do eclipse irá iniciar às 23h27 do domingo. Já a fase “total” terá início à 0h29 de segunda, atingindo seu ápice à 1h11, finalizando à 01h53. A fase parcial irá acabar às 2h55.


Quem não puder ir à Praça Nishinomiya participar da observação, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Gedal no Youtube


Em caso de mau tempo a observação será cancelada.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade