As obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Londrina virão acompanhadas de uma série de impactos ambientais. A pedido da prefeitura, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai licenciar o procedimento com o objetivo de minimizar os prejuízos. O licenciamento será completo, como destacou o chefe regional do IAP, Raimundo Maia Campos Júnior. "Vamos emitir a licença prévia da obra e, posteriormente, autorizações para a execução do projeto e operação das linhas rápidas de ônibus", explicou.
Campos Júnior adiantou que as obras do BRT podem ser modificadas. "Os engenheiros fazem os projetos visando economia financeira, sem levar em conta os impactos ambientais. Cabe aos técnicos do IAP analisar os possíveis problemas e sugerir mudanças para minimizá-los", observou.
O Bus Rapid Transit é a principal obra da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Os projetos preveem a construção de duas faixas exclusivas para ônibus entre as regiões norte e sul e leste e oeste. O sistema, que deve começar a sair do papel no próximo ano, depende de verba federal: R$ 125 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
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O chefe do IAP em Londrina lembrou que a faixa exclusiva norte-sul será implantada na avenida Dez de Dezembro. O município pretende instalar a pista no canteiro central da via, onde, atualmente, passa um córrego. "O pré-projeto enviado para nós não mostra como isso vai ser feito", acrescentou.
O assessor de projetos estratégicos da Prefeitura de Londrina, Carlos Alberto Geirinhas, afirmou que, pelo projeto original, o córrego seria canalizado. Ele, entretanto, mostrou-se receptivo às sugestões do IAP. "Os impactos ambientais serão inevitáveis, mas precisamos dos pareceres do instituto para que grande parte deles sejam evitados", destacou.
Geirinhas admitiu ainda que as obras vão causar a derrubada de inúmeras árvores em Londrina. "O referido impacto, porém, pode ser compensado com o plantio de mudas de árvores em outras regiões da cidade", tranquilizou o chefe do IAP, que completou: "Uma das medidas compensatórias já sugeridas pelo instituto é a construção de ciclovias nas duas faixas exclusivas".
O pedido de licença prévia ao BRT deve ser protocolado no IAP na próxima semana. Raimundo Maia Campos Júnior garantiu que o licenciamento ao Bus Rapid Transit será tratado de forma prioritária pelo instituto. "Temos esse compromisso com a prefeitura. O trabalho vai ser feito da forma mais ágil possível, mas sem comprometer as responsabilidades dos envolvidos no projeto".