Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esquina com a rua Mossoró

Imóvel antigo da rua Quintino Bocaiúva é demolido em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
12 jul 2022 às 10:34
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A esquina que já foi ponto de encontro dos boêmios nas noites de Londrina hoje tem um cenário bem diferente. O imóvel na esquina da rua Quintino Bocaiúva com a Mossoró, na área central, onde funcionou um bar nos últimos anos, está em processo de demolição. O prédio fazia parte da listagem de Bens de Interesse da Preservação da secretaria municipal de Cultura. Agora, a área deverá dar lugar a uma farmácia. 


“Deram entrada no pedido de demolição, conversamos com os proprietários para diretriz da preservação da memória, registro histórico do local com fotos. A expectativa é que a edificação que for construída tenha, por exemplo, uma ficha de inventário do local com imagens. É uma forma de preservar a memória, mesmo com a demolição”, destacou Solange Cristina Batigliana, diretora de Patrimônio Artístico e Histórico Cultura de Londrina. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O imóvel não era tombado pelo patrimônio histórico. Inicialmente, na década de 1950, o espaço abrigou uma casa de madeira e posteriormente foi construída uma edificação com característica comercial no térreo e residencial no primeiro pavimento, um aspecto marcante da paisagem urbana da cidade no período de expansão. “Temos outros pontos com estas características de uso misto, como as avenidas Duque de Caxias e Guaporé. Olhando a rua Quintino, no seu conjunto, a demolição representa uma perda para a memória”, analisou. 

Leia mais:

Imagem de destaque
0,03% não têm água

Censo 2022: 7,44% dos domicílios de Londrina ainda usam buraco ou fossa como esgotamento

Imagem de destaque
crime hediondo

PM de Londrina é condenado a 13 anos prisão por estupro de duas mulheres em situação de rua

Imagem de destaque
'Londrina de Braços Abertos'

Londrina terá história contada por livro que marcará os 90 anos do município

Imagem de destaque
MORADORES PREOCUPADOS

Lixo e mato alto tomam conta das ruas na Vila Brasil em Londrina


O serviço de demolição - além de levantar bastante poeira – tem chamado atenção de quem passa pelo cruzamento ou trabalha perto. “É estranho ver um lugar com tanta história ser destruído de uma hora para outra. Até tijolos antigos, que não são usados mais nas construções de hoje, dá para ver e daqui a pouco também vão virar escombros”, lamentou o aposentado José Valdir Caetano. 


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade