Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Londrina: TCE-PR aponta irregularidades e CMTU desiste de licitação

Lucas Marcondes - Grupo Folha
21 nov 2023 às 10:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em decisão unânime, os conselheiros do TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) entenderam existir duas possíveis irregularidades em um procedimento licitatório aberto neste ano em Londrina pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. O edital, de acordo com a CMTU, serviria para a “prestação de serviços técnicos de engenharia objetivando estudo, estruturação e entrega de projeto para concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos”.


A decisão do órgão fiscalizador foi tomada ainda em outubro e só veio a público na sexta-feira (17). E tem com base uma representação da Sanetran Saneamento Ambiental. A empresa chegou a se queixar de oito possíveis irregularidades no pregão eletrônico 83/2023 (cujo teto de recursos públicos a serem empregados era de R$ 683,5 mil). O TCE, no entanto, julgou duas delas procedentes. Uma está relacionada ao pagamento antecipado sem a devida prestação de serviços.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o tribunal, “a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) considerou que o objeto é composto por quatro etapas, e o pagamento integral realizado ao final da segunda etapa implica ‘infundada vantagem para a empresa contratada, vedada pelo ordenamento jurídico”’. O conselheiro e relator do processo Ivens Linhares, conforme o TCE, “pontuou que a remuneração pode caracterizar dano ao erário, pois há a possibilidade de que o restante dos serviços não seja prestado.”

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


O segundo item diz respeito à exigência de um profissional sênior que possua, de acordo com o órgão, “certificação profissional em concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) da APMG International (CP³P), com experiência comprovada”.

Publicidade


CMTU DESISTIU


Embora Linhares tenha indicado a reformulação da primeira irregularidade e a retificação da segunda, o edital já estava suspenso pela companhia desde meados de abril, quando começou a correr a representação no TCE.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA. 


Imagem
TCE aponta irregularidades e CMTU desiste de licitação
Pregão para projetos sobre resíduos já estava suspenso desde abril; valor gasto seria de até R$ 683,5 mil
Imagem
Projetando trincheira da Leste-Oeste para 2024, município quer liberar marginais neste ano em Londrina
Faltando pouco mais de um mês para o prazo final de entrega da trincheira – 26 de dezembro - no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Ri
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo