O podcast AutiEstar é a grande novidade da programação 2024 da Alma Londrina Rádio Web - projeto patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação do jornalista Daniel Thomas. Apresentado pelo autista e intérprete de libras Everton Soares, o programa semanal entrevista convidados (as) que discutem os mais diversos aspectos relacionados ao transtorno do espectro autista (TEA).
O primeiro episódio já está disponível no site www.almalondrina.com.br e traz entrevistas com Marlei Budny dos Santos Souza, professora e mãe de autista, sobre “Dupla Excepcionalidade" e com Rúbia Budny dos Santos, professora que trata de “Capacitismo” e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
O podcast - O AutieStar tem a finalidade de apresentar informações sobre cidadania, diagnóstico, inclusão, discriminação e tudo mais que tenha conexão com o autismo. Todas as semanas o podcast exibirá entrevistas com pessoas da Comunidade Autista, como mães e cuidadores, para contarem suas experiências, além de profissionais especializados, que trarão toda a sua expertise, abordando como é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A produção do AutiEstar é feita 100% no modelo Do It Yourself (Faça Você Mesmo). Soares utiliza os próprios dispositivos (celular, microfone e notebook) e o seu quarto como cenário, grava tudo em vídeo, edita o conteúdo e disponibiliza para a Alma Londrina Rádio Web publicar em seu site. Em breve, o objetivo é trabalhar ainda mais em conjunto para evoluir o formato proposto e transformar, aos poucos, o podcast em uma referência de informação de qualidade sobre o autismo não só em Londrina, mas também para o restante do Paraná e do Brasil.
O apresentador
Com muita vontade de levar informação de qualidade sobre o autismo para a comunidade, o intérprete de libras Everton Soares, de 34 anos e natural de Araucária (PR), foi diagnosticado com o nível de suporte 3 no TEA quando era convidado para falar da Comunidade Surda em veículos de comunicação. E, a partir do diagnóstico e de sua representatividade como presidente de um Instituto de Autismo, veio a ideia de produzir um programa ao vivo sobre o tema por meio de um convite da Rádio Atual Litoral do Paraná, em Matinhos (PR), que em 2023 identificou o talento e o potencial de Everton como comunicador.
Além da experiência em rádio, Everton criou a WebTV AutiEstar (https://www.youtube.com/@webtvautiestar), o seu próprio canal online para apresentar em vídeo conteúdos sobre o autismo. Os episódios do podcast AutiEstar também estarão disponíveis neste canal, assim como nas principais plataformas de streaming de áudio da internet (Spotify, Apple Music, Deezer, etc).