Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança e acessibilidade

Prefeitura de Londrina e UEL firmam acordo para campus receber iluminação em LED

Caroline Knup - Especial para o Portal Bonde
27 out 2023 às 14:40
- Caroline Knup
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina e a UEL (Universidade Estadual de Londrina) firmaram, na manhã desta sexta-feira (27), um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica que irá possibilitar a instalação de lâmpadas de LED no campus universitário.


O convênio, que foi assinado pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), pela reitora da UEL, professora doutora Marta Favaro, e pelo presidente da Londrina Iluminação, Cláudio Tedeschi, no Anfiteatro Cyro Grossi, no CCB (Centro de Ciências Biológicas) do campus, prevê a modernização completa da iluminação pública dos espaços da universidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da troca das lâmpadas, o acordo entre a Prefeitura e a UEL tem o objetivo de implantar um laboratório de iluminação pública a céu aberto, um projeto inédito no Brasil que terá como foco a geração de conhecimento na área da engenharia elétrica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 31 de maio

Concurso público para procurador de Londrina tem prazo de inscrição prorrogado

Imagem de destaque
Uma grande perda

Cléber Toffoli, professor e ex-presidente do Londrina EC, morre aos 76 anos

Imagem de destaque
Neste domingo (19)

Grupo Ás de Paus apresenta em Londrina espetáculo vencedor do Troféu Gralha Azul 2023

Imagem de destaque
No Bar Valentino

Londrix e Okupa promovem Feira de Livros neste domingo


"A iluminação na UEL está extremamente precária e é uma reivindicação da comunidade há décadas. E esse projeto, além de resolver esse problema, vai funcionar como um laboratório para o estudo de novas tecnologias em iluminação. Vamos implantar aqui um sistema de iluminação de altíssima tecnologia, aproveitando, inclusive, o conhecimento dos professores da UEL que atuam nessa área", explica Tedeschi.

Publicidade


Imagem
Descontentes com Ratinho Jr., professores da UEL são os primeiros a retomar greve no PR
A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a primeira universidade do Paraná a votar a favor da greve dos professores. Por unanimidade,


Segundo o presidente da Londrina Iluminação, o segmento de energia elétrica, assim como outros que lidam diariamente com a tecnologia, deve estar em constante atualização e, por isso, o laboratório - que irá reunir técnicos da empresa e pesquisadores da UEL - será relevante.


A assessoria de imprensa da Londrina Iluminação informou que a primeira fase das instalações das novas lâmpadas já foi iniciada. Na manhã desta sexta-feira, inclusive, alguns técnicos e caminhões da empresa estiveram na UEL para trocar algumas lâmpadas em postes próximos à reitoria.

Publicidade


A instalação do novo sistema de iluminação será implementado, primeiramente, no entorno do campus e a previsão é que a primeira fase do projeto leve, aproximadamente, 20 dias para ser concluída.


ACONTECIMENTO HISTÓRICO

Publicidade


A reitora da UEL destacou que a assinatura do acordo entre a Prefeitura de Londrina e a UEL para a modernização do sistema de iluminação do campus é um momento histórico para a Universidade e para toda a comunidade.


Imagem
UEL tem 11 cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade
Onze cursos da UEL (Universidade Estadual de Londrina) obtiveram cinco estrelas, nível máximo, no Guia da Faculdade 2023, divulgado pelo


"Muitos docentes e alunos participaram desse projeto e ainda vão participar. Até agora, muitos estudantes já auxiliaram, por exemplo, no mapeamento do campus. Esse trabalho mostra, de forma efetiva, que, quando nós nos aproximamos e fazemos projetos que respondem a uma demanda social e colocamos nesse projeto ciência e pesquisa, temos como resultado a inovação e ações que afetam as pessoas", declara Favaro.

Publicidade


O mapeamento que foi realizado entre os técnicos da Londrina Iluminação e os docentes e alunos da UEL apontou que a Universidade conta com 628 pontos de iluminação. Deste total, 291 são postes de iluminação, 157 são postes sem iluminação e 180 são postes posicionados no calçadão.


"Vamos afetar a vida de milhares de pessoas. Sempre acredito que, quando unimos forças, podemos causar uma grande diferença. Isso é um trabalho coletivo de verdade que busca uma mudança social. E aqui começa a mudança: a mudança da nossa iluminação, da nossa segurança e da nossa produção de conhecimento", destaca a reitora da UEL.

Publicidade


SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE


Durante a cerimônia de assinatura do acordo entre a Prefeitura e a UEL, o professor doutor Airton José Petris, vice-reitor da Universidade, afirmou que a modernização do sistema de iluminação no campus irá atender a uma demanda antiga da comunidade interna.

Publicidade


Imagem
Educação prevê mais de 300 psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas estaduais
A secretaria estadual da Educação do Paraná vai implantar o projeto que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assis


De acordo com Petris, a instalação das lâmpadas de LED vai garantir, além de mais segurança para os frequentadores, mais acessibilidade. "A UEL, certamente, será um dos lugares mais seguros da cidade. E isso com uma tecnologia moderna, adequada para esse momento histórico que estamos vivendo."


O vice-reitor destaca, ainda, a contribuição estética das lâmpadas para o campus universitário. "A UEL ficará muito mais bonita e vai criar o que chamo de ambiência, que é quando um local possibilita que as pessoas sejam felizes, que as pessoas possam sorrir", ressalta.


LONDRINA SERÁ 100% LED


O prefeito de Londrina destacou que, atualmente, Londrina é uma cidade "quase 100% LED". Segundo Belinati, a previsão é que o Município atinja a totalidade do sistema de iluminação com a tecnologia em LED nos próximos meses.


"Vamos fazer a instalação das lâmpadas de LED na rua Constantino Pialarissi, do lado da reitoria da UEL, e vai sair lá no Alphaville. De lá, vamos ligar até a Waldemar Spranger, na região Sul de Londrina", conta.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade