Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja a lista!

Quatro bairros de Cambé estão em situação de risco para surto de dengue

Redação Bonde
18 jul 2023 às 10:45

Compartilhar notícia

- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do inverno e diminuição das chuvas, a atenção da população com os quintais e focos do mosquito da dengue tende a diminuir. No entanto, esse cuidado tem que ser tomado o tempo todo. 


A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé divulgou o 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) nesta semana, que inclui dados levantados entre os dias 3 e 8 de julho. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar do índice predial geral em Cambé ter baixado para 0,23%, sem risco de surto geral, alguns bairros ainda geram preocupação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


Conforme o LIRAa, quatro bairros apresentaram índice predial acima de 2%, o que significa risco para possível surto de dengue. São eles: Morada do Sol (4,65%), Vila Brasil (4,08%), Tupi (2,56%) e Centro I (2,22%). 

Publicidade


Imagem
Captura de 45 mil aranhas-marrons ao ano viabiliza 15 mil ampolas de antiveneno no Paraná
Na primeira quinzena de julho, a equipe de captura de aranhas-marrons (Loxosceles spp) trouxe para os laboratórios 2.459 exemplares


Além deles, a região da Chácara Santa Maria registrou índice próximo (1,78%), e também ficou sob alerta da Secretaria de Saúde. Esses números representam a porcentagem de imóveis com criadouros ativos do mosquito da dengue a cada 100 residências.


Já o índice predial geral está em 0,23%. Ou seja, dos 3.178 imóveis vistoriados, 12 registravam criadouros ativos do mosquito da dengue. A Secretaria de Saúde ainda identificou que a maioria dos focos seguem em vasos de plantas e material reciclável como potes expostos nos quintais.

Publicidade


A coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Nelci Mariano, fez um alerta para todos os cambeenses, e explicou porque devemos ficar atentos mesmo no inverno. 


Imagem
Prefeitura de Londrina vai convocar aprovados em concurso da saúde
O secretário de saúde Felippe Machado, anunciou nesta segunda-feira (17) que a Prefeitura de Londrina deverá convocar 28 profissionais de saúde de diversas áreas aprovados em concurso público.


“Nesse período, de frio e poucas chuvas, o ciclo do mosquito, desde o ovo até quando se torna adulto, é mais lento devido a temperatura da água. Se no verão esse ciclo é de 5 a 7 dias, no inverno ele pode chegar a dez dias ou mais para eclodir. Então, temos que ficar atentos com o nosso quintal, continuar sendo vigilante e ter em mente esses prazos. Se todos tirarmos 10 minutinhos por semana para olhar nossa casa, quando o verão começar estaremos em uma situação mais tranquila”, salientou.

Publicidade


MUTIRÕES DE LIMPEZA


E para ajudar a diminuir os índices dos bairros em risco, a Secretaria de Saúde informou que irá realizar mutirões de limpeza nas regiões mais críticas. 


De acordo com a coordenadora, no dia 22 o mutirão será feito nos bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde do Centro e Cambé II; e no dia 29 nos bairros atendidos pelas UBS do Cambé IV e Ana Rosa.


(Com informações da Prefeitura de Cambé)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo