Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sorria, você está sendo filmado

Sistema de monitoramento em Cambé ajuda a Polícia Civil a identificar e prender suspeitos de crimes

Redação Bonde com Prefeitura de Cambé
21 jun 2024 às 17:41
- Gisele Cabrera/Prefeitura de Cambé
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As câmeras dos novos radares instalados em Cambé, ajudaram a Polícia Civil a solucionar dois crimes ocorridos no município. O primeiro, desarticulando uma quadrilha que aplicava golpes de bilhete premiado; e posteriormente, um grupo que tentou assaltar uma loja de telefonia e na fuga colidiram com um idoso em uma moto que faleceu. As imagens auxiliaram nas investigações, e suspeitos dos dois grupos foram presos em Santa Catarina e Primeiro de Maio, respectivamente.


De acordo com o delegado da Polícia Civil, Jayme de Souza Filho, no início de fevereiro, uma idosa foi vítima de um grupo criminoso de outro estado, já conhecido por golpes de estelionato no sul do país. Aqui, aplicaram o golpe do bilhete premiado e roubaram todas as joias da mulher. Parte da investigação foi feita graças às imagens das câmeras dos radares, que identificaram veículos do grupo em diversos pontos da cidade e também em estacionamentos rotativos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No início de junho, uma empresa de telecomunicações do centro foi vítima de um roubo por um grupo que tinha informações privilegiadas sobre uma carga de fios de cobre avaliada em R$ 400 mil. O crime foi premeditado, e graças às imagens, foi possível identificar que os suspeitos transitavam ao redor da empresa por vários dias. Mas o delegado explica que apesar da violência com os funcionários, não tiveram sucesso e fugiram com R$ 120. Na perseguição da Polícia Militar, o caminhão que seria utilizado para transportar a carga cruzou o canteiro central da BR-369 e atingiu um motociclista, que morreu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crime de estupro

Dois homens condenados por crimes sexuais são presos em Campo Mourão

Imagem de destaque
Crime ocorreu em 2017

Homem condenado por estuprar a própria neta é preso em Maringá

Imagem de destaque
24,2% inadimplentes

75,8% dos veículos tributados já pagaram IPVA de 2024; veja como regularizar

Imagem de destaque
Atenção!

Apagão cibernético atinge sistema tributário da prefeitura de Rolândia


“A quadrilha era altamente perigosa, com quase todos os integrantes já identificados como sendo da cidade de Primeiro de Maio. Com isso, analisamos as imagens tanto de Cambé como de lá, e foi possível encontrar a origem do caminhão e também de um outro carro utilizado no crime. Mais uma vez então a análise dos registros das imagens captadas pelo sistema de monitoramento existente no município serviram de instrução para o combate à criminalidade, inclusive servindo de elemento de prova para uma eventual condenação desses indivíduos”, ressaltou o delegado.

Publicidade


Sistema de monitoramento em Cambé


Para ampliar a segurança pública e viária e também a organização do município, a Prefeitura iniciou a implantação do sistema de fiscalização de trânsito em março deste ano. Foram instalados equipamentos de fiscalização de avanço de sinal vermelho, avanço sobre a faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade em 18 pontos da cidade, escolhidos através de um estudo técnico, verificando os locais de maior índice de acidentes, acidentes graves e mortes. 

Publicidade


Imagem
Adolescentes violam túmulo, arrastam cadáver e postam vídeo do crime no Paraná
Três adolescentes são investigadas por violar um túmulo e arrastar o cadáver de um homem no Cemitério Sagrada Família, na cidade de Piraquara, na RMC (Região Metropolitana de Londrina).

Entretanto, o sistema também possui câmeras que fazem o monitoramento do trânsito em tempo real, 24 horas por dia, sendo utilizados para coibir práticas delituosas. Isso através de um sistema que registra a placa do veículo e faz o reconhecimento de carros roubados, furtados, em fuga, em sequestros, entre outros delitos.


“A existência das câmeras visando o controle de tráfego já melhora a qualidade de vida dos munícipes, uma vez que minimiza e atua de forma preventiva contra acidentes de trânsito em nossa cidade. Mas ela também serve de auxílio como um sistema de vigilância. Evidentemente que isso não tem o intuito de invasão de privacidade de qualquer cidadão, até porque elas estão localizadas em vias públicas. Mas caso haja a necessidade de se levantar os registros das informações de veículos que ingressam ou saiam da nossa cidade, nós faremos. E sabendo da existência desse monitoramento, a criminalidade diminui e auxilia o combate ao crime. As Polícias Civil e Militar são bastante atuantes no combate à criminalidade. E a existência desse sistema de monitoramento vem para somar e colaborar, ser mais uma ferramenta no combate ao crime. O acesso a essas imagens auxilia, e muito, na formação de elementos de provas e, consequentemente, na redução da criminalidade”, destacou Souza Filho.

Publicidade


Cambé + Segura: mais de 200 câmeras para reforçar a segurança


Em breve, Cambé terá ainda o reforço de mais de 200 câmeras de monitoramento para ampliar o sistema de segurança pública. Para isso, foi contratada uma empresa especializada para instalação dos equipamentos e de toda a infraestrutura necessária, assim como a construção de uma sala de monitoramento completa para análise e gravação das imagens.


O delegado enfatizou que a nova estrutura e a parceria entre as forças de segurança e a Prefeitura só irão trazer benefícios para os cambeenses. “Toda a população ganha com isso. As instituições são independentes, e cada uma delas atua nas suas funções, mas há a necessidade de atuar em conjunto, de forma harmoniosa, no intuito de melhorar a vida do cidadão. E isso é feito dando essas melhores condições, seja no tráfego dos veículos, na mobilidade urbana, mas também na segurança da população.”


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Trecho da BR-369 entre Londrina e Cambé terá desvio temporário a partir de segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (24) será realizado um desvio de trânsito na BR-369 (Avenida Tiradentes) no trecho sentido Londrina - Cambé para a nova via marginal norte, com sentido único.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade