Policiais vigiavam todas as estradas de acesso da Fazenda Itaverá, em Alvorada do Sul (68km ao norte de Londrina). No interior da propriedade, mais de trezentos homens armados observavam os sem-terra desalojando o acampamento. Nesta sexta-feira (27), a Polícia Militar cumpriu mais um mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz Carlos Boer, da Comarda de Porecatu.
A Fazenda Itaverá, com 1,4 mil alqueires, era ocupada por mil e duzentas pessoas. A propriedade da Usina Central do Paraná é produtiva. No lugar são cultivadas cana de açúcar e milho. Os sem-terra que viviam na área protestaram contra a desocupação.
Ontem, eles invadiram a prefeitura de Alvorada do Sul. Houve confronto com a polícia e mais de 15 pessoas ficaram feridas. Três líderes do movimentos foram presos: Claudio Fernandes, Celso Damasceno e Josimar Choptian. Contra eles havia mandados de prisão por sequestro, roubo e pensão alimentícia, respectivamente
Leia mais:
Mãe deixa filho de 10 anos sozinho em casa para ir ao bar e acaba presa em Apucarana
PF faz busca e apreensão contra chapa eleita no PR que comprou votos no Pix
Motociclista sem CNH foge da polícia, bate em casa e acaba detido em Londrina
Homem é detido em Tamarana por violência doméstica contra companheira idosa
Os sem-terra ganharam transporte para voltar as suas cidades de origem. Outros foram encaminhados à assentamentos de Londrina e Marilândia do Sul.
O processo de desocupação da área é lento. A polícia chama pequenos grupos de sem-terra, que passaram a noite na praça central de Alvorada do Sul, para retirarem seus pertences. Eles prometem continuar na praça da igreja matriz.