Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação policial

Quatro prisões por comércio de remédios sem registro

Agência Estadual de Notícias
14 fev 2011 às 20:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (14) pela Polícia Civil do Paraná e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em um laboratório e quatro distibuidoras de fitoterápicos em Curitiba e região metropolitana resultou na prisão de quatro pessoas e apreensão de mais de 10 mil frascos de medicamentos. Os produtos apreendidos não tinham autorização da Anvisa para comercialização.

Durante toda a manhã foram realizadas fiscalizações num laboratório em Curitiba e em quatro distribuidoras de fitoterápicos: duas na capital, uma em Campo Largo e uma em Pinhais. Foram detidos dois proprietários do laboratório (que continuavam presos até o fim da tarde de segunda-feira) e dois proprietários de distribuidoras, liberados mediante pagamento de fiança. Segundo a delegada do Núcleo de Repressão dos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa), Paula Cristiane Brisola, os responsáveis responderão pelo crime de falsificação e comercialização irregular de medicamentos e poderão ser condenados a até 15 anos de detenção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A operação contou com o apoio de equipes da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais de Curitiba, Campo Largo e Pinhais. A maior parte dos medicamentos apreendidos (cerca de 10 mil frascos) estava no laboratório. Também foram encontrados cerca de 500 frascos de fitoterápicos em situação irregular na distribuidora localizada em Campo Largo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Barbárie

Pai é morto a tiros enquanto segurava filho no colo dentro de casa em Rolândia

Imagem de destaque
Cheiro forte vindo do local

Homem é encontrado morto dentro de residência em Cambira

Imagem de destaque
Violência doméstica

Homem é preso pelo choque na PR-445 acusado de ameaçar a esposa com martelo e faca em Londrina

Imagem de destaque
Ocorrências

Homem morre na UPA de Arapongas após ser atingido por facadas; suspeito do crime é preso


A ação faz parte de um mapeamento realizado pela Polícia Civil em todo o Estado. "A partir da descoberta destes laboratórios e distribuidoras de medicamentos que funcionam e comercializam produtos de maneira inadequada, contribuímos diretamente com a saúde do consumidor, que é o maior prejudicado, uma vez que os efeitos causados por estes produtos são desconhecidos", afirma a delegada Paula Brisola.

De acordo com o especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Antonio Amarílio Lopo Neto, os medicamentos fitoterápicos – à base de ervas – apreendidos têm em sua composição substâncias derivadas da arnica, nas variações em cápsula e pastilhas. "O consumidor tem que estar atento na hora de comprar qualquer tipo de produto. No caso dos medicamentos é necessário verificar se o registro consta na embalagem no produto", enfatiza o técnico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo