Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Peça chave na sala de jantar

Arquiteta explica como usar o buffet na decoração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mai 2021 às 15:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trazendo múltiplas opções de decoração e funcionalidade, os buffets surgiram nas salas de jantar como uma extensão da mesa. Muito presente nas casas inglesas e francesas do século XVIII, as peças cumprem a função de organizar os talheres e louças, além de servir de apoio para comes e bebes durante as refeições. Entusiasta do uso do aparador em seus projetos, a especialista Carina Dal Fabbro, arquiteta à frente do escritório de arquitetura que leva seu nome, pontua que o móvel não precisa estar invisível na sala. "O uso mais comum dos buffets é guardar louças e talheres especiais que não são tão utilizados no dia a dia, mas a sua função tem sido ressignificada pela necessidade de aproveitamento de espaço em casas e apartamentos menores”.


No décor, o móvel pode servir também de apoio para obras de arte, bandeja de bebidas, cafeteiras e outros objetos decorativos que mostrem a personalidade e estilo do morador, além de compor o ambiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tamanho
A arquiteta explica que a altura ideal para o móvel é de 85 cm e profundidade de 50 cm. A largura, por sua vez, pode variar de acordo com o espaço disponível. "Na hora da escolha, é valioso analisar exatamente o espaço que se tem no cômodo e pensar sempre na circulação”, diz Carina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


A decisão do modelo depende exclusivamente da necessidade. Se a família tem mais louças para acomodar, por exemplo, a melhor opção é investir em uma peça com portas. Agora, se falta espaço para toalhas de mesa, guardanapos e outros elementos da mesa posta, apostar em um buffet com gavetas é uma boa pedida.


Em se falando de cor, estilo e acabamento, os buffets são democráticos e têm para todos os gostos! Os que atendem ao estilo retrô são marcados pelas linhas horizontais e pés em formato palito. Já os clássicos, muitas vezes acompanham alguma cor sólida do ambiente, como o preto ou branco, e podem ganhar um ar mais moderno quando suspensos. Independentemente do viés decorativo, é fundamental que esteja harmonizado com o restante da decoração. "Há uma infinidade de combinações. Podemos colocar o buffet obedecendo a paleta de tons da sala de jantar ou fazer dele um destaque e apostar em uma cor que contraste com as demais”, afirma Carina.


Divulgação
Divulgação

Aparador versus Buffet
Ao contrário do que muitos pensam, aparador e buffet não são a mesma coisa. Em linhas gerais, o aparador é um móvel de apoio mais estreito e simples, que possui apenas pé e tampo e marca presença em halls de entrada, corredores e encostados ao sofá como peças decorativas. Carina revela que o aparador dá um tom mais leve à decoração, mas muitas vezes não contribui para a funcionalidade do ambiente. "Os buffets são móveis mais robustos e que possuem um uso interno, já o aparador ajuda apenas no servir”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade