Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote!

Passo a passo: saiba como limpar fornos e fogões

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 out 2023 às 00:00
- Taryn Elliott/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para facilitar a vida e prolongar a vida útil dos eletrodomésticos, o processo de limpeza de fornos e fogões requer alguns cuidados específicos. Para evitar manchas, desgastes, ferrugens ou amarelamentos, é importante seguir as orientações do fabricante.


Com a rotina de preparo das refeições em casa, alguns dos itens que sujam com mais facilidade e demandam uma maior frequência de limpeza são os fornos e fogões. O contato constante com alimentos e, principalmente com a gordura, torna necessária a limpeza diária para que os eletrodomésticos não sofram com o acúmulo de resíduos, sejam danificados pela sujeira ou comprometam a segurança alimentar do lar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Leia mais:

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão

Imagem de destaque
Métodos alternativos

Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas

Imagem de destaque
Um sonho para muitas pessoas

Seja para passar as férias, para morar ou investir: quais as vantagens de um imóvel na praia?

A Mueller orienta sobre como fazer a limpeza correta de fornos e fogões, de maneira a facilitar a rotina de seus consumidores e ainda os ajudar a manter os aparelhos bonitos e sem manchas por muito mais tempo. Confira!

Publicidade

Frequência de limpeza

Publicidade

O ideal é que fornos e fogões sejam limpos sempre depois do uso. Desta maneira, a sujeira é removida com muito mais facilidade. No entanto, para aqueles que têm a rotina cheia e não possuem tempo para limpá-los com essa frequência, a recomendação é que os eletrodomésticos sejam higienizados detalhadamente, retirando e lavando todas as peças, de duas e três vezes na semana.

Publicidade

 

Produtos adequados 

Publicidade


Para manter a mesa de vidro e tampa do fogão sempre limpas, aposte em produtos próprios. 

Publicidade

Quanto aos produtos mais indicados para este tipo de limpeza, a recomendação é que seja adotado o uso de detergente neutro e desengordurantes próprios para fornos e fogões. Uma alternativa também é aplicar receitas caseiras preparadas com vinagre branco e bicarbonato de sódio. 


“A junção desses dois itens é bem popular e possui um efeito potente para a limpeza de diversos objetos sem causar riscos ao usuário e ao aparelho”, aponta Samuel Girardi, coordenador de desenvolvimento de produtos da Mueller.

Publicidade

Facilitando o dia a dia

 

Outra dica valiosa e que facilita e muito o dia a dia é evitar os respingos tampando as panelas que estão no fogão ou cobrindo as formas e assadeiras que estão no forno no preparo dos alimentos. Vale ainda estar atento para sempre que cair um pouco de óleo ou molho, limpar imediatamente a superfície com um papel toalha – medida prática que facilita na manutenção da limpeza. A orientação também vale para a limpeza dos fornos, mas é importante ressaltar que o eletrodoméstico esteja frio por questões de segurança.

Passo a passo

 

O segredo para limpeza correta e manutenção do fogão e forno está em seguir as técnicas adequadas. Antes de iniciar, verifique se o fogão está frio – caso esteja quente, aguarde até esfriar para começar. Para otimizar o tempo, peças menores e que podem ser retiradas, como grades, bocas e prateleiras, devem ser lavadas primeiro. Se as peças estiverem muito sujas ou engorduradas, há a possibilidade de deixá-las de molho em água quente com uma solução caseira e de fácil preparo que é a de bicarbonato e vinagre para remover todas as gorduras e impurezas.

Como limpar fogões com mesa de inox


Sabendo que a limpeza deste eletrodoméstico requer alguns cuidados específicos para que a etapa de higienização não comprometa a superfície com possíveis manchas, ferrugem ou amarelamentos, é necessário fazer o uso de produtos próprios para o material. Nesses casos, a indicação é borrifar o produto por toda a superfície e esfregá-la suavemente com esponja ou pano macio. Há a possibilidade de utilizar uma solução de detergente neutro e água. Não utilize palhas de aço, elas riscam e danificam o material.

Após a limpeza, deixe secar naturalmente. É importante usar panos que não soltem pêlos para evitar o trabalho de retirá-los e, caso a sujeira persista, o processo deve ser repetido.

Além disso, lembre-se sempre de não utilizar palhas de aço para limpar superfícies de inox, pois riscam e danificam o material. 


“Outras dicas valiosas são: não utilizar nenhum tipo de produto abrasivo durante a limpeza para melhor conservação do seu fogão e não cubra o fogão de inox com papel alumínio, isso costuma manchar a superfície”, recomenda.

Como limpar fogões com mesa de vidro


As superfícies de vidro do fogão tendem a ficar manchadas devido à concentração de gordura no local e, por isso, merecem uma atenção especial. É importante usar um produto específico, que pode ser encontrado facilmente nos supermercados como limpa vidros, com o auxílio de um pano que não solte pelos.

Limpando o forno 


Quando o forno é utilizado com frequência, é comum que fique com respingos. Além de ser anti-higiênico, o acúmulo de queimados pode gerar cheiro desagradável durante o uso e até fumaça. Assim, para a higienização, o mais recomendado é utilizar produtos específicos, conhecidos como ‘limpa fornos’.

Esses produtos têm ingredientes que ajudam na remoção de todos os tipos de gordura e sujeiras, limpando e protegendo o eletrodoméstico com segurança e muita eficiência. Para quem busca praticidade, o modelo em spray é a melhor opção. É importante também se atentar quanto a formulação do produto. Opte sempre por ‘limpa fornos’ sem soda cáustica na composição. Altamente oxidante, o produto pode danificar as superfícies, além de prejudicar o meio ambiente.


Imagem
Veja como economizar energia com ar-condicionado em casa e no carro
Ligar o aparelho de ar-condicionado para amenizar a onda de calor tem reflexos na conta de energia no fim do mês e no tanque de combustível. Porém, cuidados simples podem gerar economia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade