Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Impacto na decoração

Cinco erros mais comuns na compra de tapetes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mai 2021 às 17:20
- Christian Maldonado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comprar uma nova peça para a decoração de uma casa ou apartamento é um momento de grande satisfação pela conquista e pelo impacto que esse item causará em seu novo habitat.


O tapete é um dos protagonistas desta lista de desejos, mas dada a longevidade que essa peça traz como propósito, é importante conhecer bem as características e usos para não se arrepender ou diminuir a vida útil dela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A by Kamy convive diariamente com essas dúvidas dos clientes e lista abaixo 5 erros mais comuns que as pessoas cometem ao comprar tapetes. Confira-os abaixo e saiba como não errar quando precisar adquirir um!

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Não saber qual material de tapete é indicado para cada ambiente ou perfil de projeto

Publicidade


É provável que este seja o principal erro, não só pelo desconhecimento inicial, mas pelo prejuízo que essa escolha inadequada causará por demandar uma nova compra adiante.


Os tapetes são fabricados a partir de fibras que podem ser naturais ou sintéticas, sendo a composição deles uma informação muito relevante para saber em local é melhor usá-lo. Por exemplo, materiais naturais devem ser evitados nas áreas molhadas, locais em que os sintéticos costumam ir bem.

Publicidade


Outro ponto é entender o perfil do projeto, pois uma casa de campo por exemplo tem necessidades de tapetes diferentes de uma casa de praia, já que uma vai exigir deles um conforto adicional para aquecer os pés enquanto a outra vai priorizar o frescor.


Não saber como vai usar o tapete

Publicidade


Tapete não é tipo de produto que se compra primeiro para depois entender como vai usá-lo, ou seja, jamais pode ser uma aquisição baseada no mais puro impulso sem qualquer planejamento.


Deste modo há o risco de comprar um tapete menor do que o ideal ou, pior, maior do há de espaço disponível – uma situação totalmente evitável com uma básica medição prévia.

Publicidade


Vale mencionar que, principalmente na sala de estar e nos quartos, o indicado atualmente é usar o tapete abaixo dos principais móveis destes ambientes, portanto, lembre-se de considerá-los na sua medição.


Não considerar a durabilidade de cada tapete

Publicidade


Os tapetes persas fazem sucesso há séculos e não é à toa: são preciosos, seja pela história dos desenhos e cores de cada peça, e também pela sabedoria ancestral nas técnicas de tecitura empregadas no processo de fabricação. Alguns exemplares podem durar centenas de anos!


A durabilidade, portanto, é um elemento que influencia diretamente o preço de um tapete e é por isso que certos modelos costumam demandar um investimento maior, pois entregam uma maior durabilidade.

Publicidade


Naturalmente, é importante considerar qual é o grau de circulação de pessoas – tráfego – de cada ambiente, pois o tráfego influencia a vida útil de qualquer tipo de tapete, sobretudo os teares nacionais.


Não considerar as cores, desenhos e texturas


Existe uma coisa mais bonita que as cores, desenhos e texturas dos tapetes? Certamente esses elementos formam a ‘razão de ser’ dos tapetes, pois são como ‘quadros’ que colocamos no piso.


Entender os tapetes como ‘obras de arte’ é uma dica valiosa para não errar na compra ignorando as cores, desenhos e texturas deles, pois é preciso encontrar a melhor combinação não só com outros exemplares, mas com o décor como um todo.


Ao deixar de entender o tapete como uma simples forração de superfícies, você está um passo adiante de não ter medo de usar e inventar com eles, escolhendo aqueles que combinam com seu gosto e afeto.


Se você tem tapetes antigos, é possível dar uma nova cara para eles por meio de sobreposição – especialmente se os antigos forem pequenos, emoldurando-os com o visual e o material dos novos


Não comprar em lojas especializadas

A maioria dos erros mais comuns listados acima pode ser evitada procurando lojas e marcas confiáveis e especializadas neste segmento, pois é fato que você não precisa conhecer tudo sobre tapete se houver com quem dialogar e solucionar essas dúvidas antes de realizar a compra.


Esse perfil de compra é similar ao processo de procurar profissionais de arquitetura e design de interiores para planejar uma obra ou reforma. Você até pode contratar por conta os fornecedores para cada etapa, mas estará sujeito a um risco maior de errar.


É fundamental despender um tempo pesquisando sobre o produto, confirmando as informações apresentadas para trazer segurança à compra. Neste aspecto, é importante considerar que o valor de um tapete não se justifica somente pelo preço de etiqueta.


Quando o tapete custa mais caro, com certeza é porque se trata de algo precioso. Busque informações a respeito do sua composição e processos envolvidos, com certeza haverá um ou mais motivos que justificam as variações de preço entre os modelos.

Vale também considerar as lojas que oferecem toda uma gama de serviços e relacionamento contemplada no pré, durante e até mesmo o pós da compra, pois há serviços de manutenção e limpeza como o Rug Care da by Kamy.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade