Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça

Cottagecore: tendência valoriza estética escapista na decoração

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 ago 2023 às 22:00
- Divulgação/A.Yoshii
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com perfil campestre, estilo proporciona sentimentos de aconchego e amplifica naturalidade na decoração de interiores. 


A estética cottagecore é uma tendência que ficou em destaque e viralizou nas redes sociais por defender um estilo de vida que envolve sentimentos de nostalgia, acolhimento e simplicidade. A palavra "cottagecore" vem da junção de cottage, que significa “casa de campo”, com o core, representando o que é essencial, remetendo a uma vida campestre, idílica, tranquila e próspera.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na decoração, a tendência revela uma roupagem escapista, unindo itens vintage e naturais. “É uma decoração afetiva, um movimento cultural que foca em um estilo de vida ligado à simplicidade do campo, contemplando bem-estar e aconchego. Esse estilo se destaca em casa ao trazer peças vintage integradas aos elementos da natureza. A combinação desses itens cria ambientes exclusivos”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP), Lorena Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Luz natural, boa ventilação, materiais como madeira, pedras e tecidos leves, móveis rústicos e vintage, além de cores suaves e terrosas, tornam os ambientes acolhedores e caracterizam a estética cottagecore. Para saber como aplicar esses elementos na decoração, confira três dicas essenciais para deixar a sua casa com um ar campestre:

Publicidade



Biofilia floral


A ideia é trazer um pedaço de casa de campo para a cidade. “É possível adotar essa estética mesmo vivendo em um centro urbano, Basta trazer elementos da natureza, principalmente aproveitando o conceito da biofilia. As flores são os destaques aqui, podendo estar presentes em todos os ambientes, como cozinha, sala, quarto, varanda e banheiros. Com arranjos vivos ou plantas cas, elas trazem cores ao ambiente  e destacam a atmosfera campestre”, detalhar.

Publicidade


Além das plantas, a estética floral passa para outros itens de decoração, como tapeçaria, quadros e louças. “A estampa floral é uma marca registrada do estilo cottagecore e pode ser usada sem erro. Uma ideia bacana é utilizar papéis de parede em quartos ou lavabos, deixando o ambiente único e exclusivo, como no exemplo do decorado Evidence, em Campinas (SP). Aqui, o quarto da menina ganha esse ar cottagecore com um papel de parede floral em verde e cortinas em tule”, frisa.



Tecidos leves e naturais

Publicidade


Outra dica fácil para aplicar em casa é usar itens de tapeçaria, almofadas, roupas de cama, cortinas e toalhas em tecidos naturais e leves, como algodão, tule e linho. “As estampas florais, de frutas, bordadas em tons claros, como off-white, bege, verde, azul ou terrosos, são ideais para compor os ambientes. Essa decoração pode ser produzida com almofadas bordadas, toalhas de renda, colchas ou mantas estilo handmade, cortinas leves de tule, linho e palha. Esses materiais contribuem para a entrada de luz natural, trazendo ao ambiente um ar iluminado, bucólico e fresco do campo”, completa.



Itens vintage e rústicos


Para realçar ainda mais a estética cottagecore, o uso de móveis vintage é essencial. “Sugiro explorar peças que contem uma história, que tragam para o ambiente um ar nostálgico, escapista e que remetam a memórias afetivas. Móveis antigos ou com elementos naturais, como treliça de palha ou madeira, são amplamente usados. Cristaleiras, penteadeiras, poltronas e cabeceiras de cama podem dar um toque especial ao ambiente”, afirma.


Para auxiliar a transformar os ambientes, outra dica é investir nas paredes, que podem receber acabamentos ou pinturas com texturas irregulares, vigas de madeira à mostra, entre outros elementos. “Assoalhos em tábuas ou laminados que transmitam a sensação de casa de campo também são boas opções. Cestos de vime, vasos de cerâmica, baús, espelhos antigos e aparadores ou pias vintages com cubas em cerâmica e bancadas de madeira trazem harmonia e tranquilidade a casa”, finaliza a arquiteta.


Imagem
Família de menino de 2 anos de Jacarezinho promove campanha em prol de transplante de células-tronco
Wesler Silva, de dois anos e cinco meses, que é de Jacarezinho (Norte Pioneiro), nasceu com problemas na formação da coluna vertebral e medula espinhal.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade