Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essas dicas

É possível economizar energia mantendo as luzes e decorações em casa no Natal

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 nov 2021 às 00:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enfeites natalinos devem levar em conta crise hídrica em que país se encontra


A seca afeta a produção de energia. Com a crise hídrica, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou a mudança de bandeira e o encarecimento da conta de luz. Nesse período de final de ano, a tendência é a conta aumentar ainda mais com a decoração natalina. As tradicionais lâmpadas de piscar consomem bastante energia e novas estratégias devem ser adotadas para decorar economizando.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante usar a criatividade para a decoração. Antes de tudo, é possível enfeitar a árvore de Natal, a casa e o comércio com itens diversos. Com as crianças, é interessante incentivar que elas mesmas façam os enfeites decorativos. Utilizando uma prática sustentável, é possível reutilizar papelões e embalagens que iriam para o lixo para criar elementos decorativos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Saiba como armazenar corretamente produtos de limpeza no verão


Para os que não querem deixar de lado as luzinhas de Natal, existe a possibilidade de economizar eletricidade mesmo enfeitando a casa. Para tanto, é recomendado utilizar luzes de LED, que consomem até 80% menos de energia, comparada às tradicionais. Além de serem econômicas, são ainda mais eficientes e brilhantes e duram mais do que as outras.

Publicidade


A potência também deve ser observada. Quanto maior a potência, maior o consumo de energia desse item decorativo. Assim, na hora da compra, pode-se investir em uma menor potência que consuma menos energia. A casa continua decorada, mas com um consumo que não impacta tanto na conta de luz do final do mês. No momento da compra, vale identificar se o produto tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).


Outra recomendação é limitar o número de horas em que as luzes pisca-pisca permanecerão ligadas. Não adianta deixar as luzes ligadas sem ninguém vendo, pois é um desperdício de energia. Assim, o ideal é ligá-las somente quando necessário para impressionar quem assiste. As luzinhas ligadas somente quando tem pessoas observando também ajuda a evitar acidentes. É preciso tomar bastante cuidado, tanto na instalação, quanto na manutenção das mesmas.


Antes de decorar a casa com luzinhas de Natal, é importante verificar as instalações elétricas. Um eletricista pode averiguar se não há fios desencapados que levam à fuga da corrente. É importante também examinar o estado dos fios das luzinhas, caso elas sejam muito antigas. Evitar acidentes é primordial. Para tanto, as luzes pisca-pisca não devem ficar próximas à janela, em área sujeita à chuva. Deve-se também tomar cuidados com o toque das crianças e dos animais de estimação. As luzes pisca-pisca em áreas externas precisam de atenção redobrada.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade