Amanhã começam a ser disputadas as Olimpíadas de Atenas, com as primeiras partidas de futebol, apesar da cerimônia de abertura acontecer apenas na sexta-feira. É o fim de uma longa espera para mais de 10 mil atletas de todos os esportes que têm nos Jogos Olímpicos o seu ápice. O que talvez exclua apenas o futebol.
Até o fim do mês acontecerá uma série de alegrias e dramas, decepções, surpresas e realizações, na maior festa do esporte mundial. Que seja uma edição tão boa quanto a de Sydney, apesar das falhas da organização.
E o Brasil estará bem representado em Atenas. Não apenas pelos favoritos a medalhas como Robert Scheidt, Daiane dos Santos, Ricardo e Emanuel, equipes masculina e feminina do Vôleis e alguns outra não tão destacados. Lá estarão atletas pouco conhecidos em seu próprio país, que tiveram que superar inúmeras dificuldades para se alinhar ao lados dos grandes atletas de suas modalidades. Gente que pratica esportes nada populares como Remo, Tiro ou Esgrima, que têm o mesmo valor que umTorben Grael ou Gustavo Borges, justamente escolhidos para carregarem a bandeira brasileira na cerimônias de abertura e encerramento da competição.
Que venham as medalhas, as vitórias inesquecíveis, mas que venham também as derrotas nos últimos segundos, os centésimos a mais que fazem toda a diferença, porque essa é a essência do esporte.
Boa sorte a boa disputa a todos.
Fundo do poço
Pior a cada dia, o Paraná parece querer a vaga na segundona que será aberta pelo Londrina, já que o Tubarão não tem como escapar das profundezas da terceira divisão. Assim, o estado continuaria com representantes nas três divisões.
Na ponta
Já o Atlético consegui manter uma certa regularidade e voltou a se aproximar dos líderes do campeonato, que chega a sua metade. E tem boas chances de permanecer onde está. Embora pareça difícil o título escapar das mãos dos paulistas.
No bolo
Acordado pelo ataque do cachorro da polícia goiana ao auxiliar técnico Antônio Lopes Júnior, o Coritiba trouxe do Planalto Central três pontos pouco prováveis.
Pequena questão
Por que o Campeonato Brasileiro não vai parar durante as Olimpíadas?
Nota 10
Para todos os 246 atletas brasileiros em Atenas.
Nota 0
Para os policiais goianos que não sabem segurar um cão.