Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Um pequeno passo

29 nov 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seria um pouco melhor se o Santos tivesse vencido o Vasco, mas o empate dos cruz-maltinos já foi o suficiente para o Paraná, que cumpriu seu papel e rebaixou o São Caetano, retomar a frente na briga pela derradeira vaga na Libertadores da América do ano que vem.

O sonho que parecia extremamente distante -- tanto que nem constava entre as metas tricolores para o ano -- no início do campeonato está agora à apenas uma simples vitória sobre o São Paulo, que vem à Curitiba ainda de ressaca pelas comemorações do quarto título brasileiro e cheio de desfalques. Coma Vila lotada, basta ao Paraná jogar com seriedade e a devida tranqüilidade para colher os louros de um trabalho muito bem realizado nesta temporada, em que voltou a conquistar o título paranaense, eu que agora pode ser encerrada com chave de ouro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E não custa nada também torcer por uma colaboração do Figueirense, que empatando com o Vasco já garante a vaga do Paraná na principal competição continental. E se esta conquista acontecer de fato, o clube já terá que começar a planejar a próxima temporada, que só será tão boa quanto a atual se o elenco for mantido e reforçado. Até para não repetir na fase classificatória da Libertadores o triste desempenho na Sul-Americana deste ano, quando, derrotado duas vezes pelo Atlético, o tricolor não conseguiu passar nem da fase nacional da competição.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Indefinição

Publicidade


A batalha política que tomou conta do Couto Pereira é no momento a maior ameaça a um bom desempenho do Coritiba em 2007. A troca de acusações entre diretoria e oposição, que deve durar ainda um bom tempo, não traz ao torcedor nenhuma confiança para a formação de uma equipe superior à atual para a disputa do Paranaense e, principalmente, da Série B no ano que vem. Se os conflitos internos não se resolverem logo, o calvário da torcida Coxa não acabará tão cedo.


Definição

Publicidade


Com a conquista da Série C pelo Criciúma, e a classificação também de Ipatinga, Vitória e Grêmio Barueri, além dos rebaixamentos de Fortaleza, Santa Cruz, São Caetano e Ponte Preta, o Coritiba já conhece as equipes com quem medirá força no nacional do ano que vem. Com oito equipes de São Paulo, a segunda divisão será quase um "mini-paulistão", contando com equipes de certa tradição no interior do estado: Paulista, Marília, Ituano. Sem falar do Santo André e da ressurgida Portuguesa. No mais, restam alguns dos adversários deste ano -- inclusive aqueles que causaram estragos ao Coritiba: Avaí, Brasiliense, Gama, Ceará, CRB e Remo.


Redenção

Publicidade


Uma bola no travessão após cobrança de falta do goleiro Tiago, aos 41 minutos do segundo tempo, parecia ter selado o destino da Portuguesa, que rumava para a terceira divisão. Mas um pênalti discutível -- deve ser o único lance polêmico marcado até hoje à favor da Lusa --, anotado aos 44 minutos e convertido por Alex Alves, mudou o triste final deste fado. Salvo da Série C, o simpático time da comunidade lusitana, que este ano já havia caído para a Segunda Divisão estadual, ganhou um pequeno fôlego para se preparar para mais uma temporada. O que merece ser comemorado, pois equipes como a Portuguesa, o Juventus, o América-RJ, o Bangu, entre outras, fazem parte do imaginário popular dos futebolistas brasileiros.


Rumo ao bi

Publicidade


Ainda irregular, alternando momentos de perfeição absoluta com bobeadas homéricas, a seleção masculina de Vôlei segue viva na luta pelo bi Mundial. Mas para isso tem que repetir na semifinal, contra a Sérvia, e em uma eventual final, as brilhantes apresentações contra Estados Unidos -- uma verdadeira aula de todos os fundamentos -- e Itália.


Nota 10

Publicidade


Para Giba, cada vez mais completo e com grandes chances de se consagrar como o melhor jogador do Mundial.


Nota 0

Para toda confusão que envolve os bastidores do Coritiba, que teve seu peso para que a equipe perdesse a boa chance que teve para voltar à elite do futebol nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade