Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Dia Internacional da Dança: é possível ir além do TikTok

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 abr 2022 às 15:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dia 29 de abril celebra o Dia Internacional da Dança, instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A data marca o nascimento de Jean-Georges Noverre, mestre francês. No Brasil, a data coincide com o aniversário da bailarina Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium, em São Paulo. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A dança está mais atual do que nunca, pois invadiu o mundo virtual das redes sociais. “Especialmente com a pandemia esse fenômeno ganhou força, pois isolados em casa, criar e recriar coreografias curtinhas ganhou muitos adeptos em todo o mundo”, explica a professora de dança do Colégio Marista Maringá, Sophia Alves Gonçalves.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Saiba mais

Gasto de empresas com plano de saúde não dará crédito para abater tributo

Imagem de destaque
Diz IBGE

Insegurança alimentar no Brasil ainda afeta mais os moradores do campo


Quem dança seus males espanta

Publicidade


A dança traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. A professora lista vantagens como a melhora da saúde física, condicionamento, capacidade pulmonar e coordenação motora. Além dos atributos físicos, a questão mental também é importante, ressalta. “Dançar, mesmo que dentro de casa, copiando uma coreografia, ajuda a lidar com a vergonha, melhora a autoestima e pode estimular o desenvolvimento cognitivo”. 

Publicidade

No entanto, é válido ressaltar que nem só de TikTok vive a dança. Sophia conta casos engraçados de alunos após a pandemia, que perguntaram da onde ela havia copiado a coreografia da aula, por exemplo. “Muitos jovens descobriram a dança por meio do aplicativo, então é preciso mostrar a eles que existe um universo inteiro em torno da dança, com diferentes estilos e modalidades, muito além dos vídeos curtos que viralizam na internet”, explica. 

Como recomendação profissional, ela indica que quem se descobriu na dança no TikTok e pratica informalmente pode aprofundar os conhecimentos com orientação de professores. “Conhecer e praticar outras modalidades traz ainda mais benefícios físicos e mentais e pode agregar para outros setores da vida, como maior concentração nos estudos, melhor conhecimento corporal e socialização”, finaliza. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade