Pesquisar

Canais

Serviços

A importância da VPN para sua segurança virtual

CV Bonde
11 mai 2022 às 16:03
- Pixabay

O VPN (Virtual Private Network), que traduzido para o português significa “Rede Privada Virtual”, é uma tecnologia de software que permite que uma conexão segura seja estabelecida entre um usuário e um servidor VPN. Sendo assim, podemos analisar alguns pontos sobre o cliente VPN.


Alguns clientes que utilizam a VPN recebem o serviço em segundo plano através de uma empresa especializa. Por outro lado, existem os servidores VPN enquanto outros são equipados com interfaces front-end que permitem aos usuários interagir e configurá-los. 

O que é uma VPN?

 Em primeiro lugar, uma VPN permite que você crie uma conexão segura com outra rede na Internet. Seu grande interesse é que todo o seu tráfego pessoal passe pela VPN, saiba mais.


A maioria dos sistemas operacionais oferece suporte a VPNs integradas. Como qualquer computador que se conecte a ele fica protegido, portanto, é possível acessar os recursos da rede local com total segurança, mesmo do outro lado do mundo. 


Também é possível usar a Internet como se estivesse na região da VPN, o que tem algumas vantagens se você quiser acessar sites bloqueados geograficamente.

Como surgiu?

A tecnologia VPN foi originalmente desenvolvida para permitir que trabalhadores remotos se conectem com segurança a redes corporativas e acessem recursos quando estiverem fora do escritório.


Embora as VPNs ainda sejam usadas dessa maneira, hoje o termo geralmente se refere a serviços comerciais de VPN que permitem aos usuários acessar a Internet de forma privada por meio de seus servidores.


Relação com o cliente VPN

As VPNs geram um túnel de dados entre sua rede local e um nó de saída em outro local, que pode estar a milhares de quilômetros de distância, fazendo parecer que você está em outro lugar. Isso permite que os usuários:

  • Forneça aos funcionários acesso seguro à intranet (rede interna) da empresa quando estiverem fora do escritório. As VPNs são usadas neste caso para conectar com segurança os escritórios, departamentos e todos os computadores distribuídos de uma empresa.
  • Ignorar as restrições geográficas ou proteja a privacidade. Como os usuários são geolocalizados na saída da VPN, é possível contornar restrições geográficas em determinados serviços ou conectar-se a servidores proxy para proteger a identidade e a localização dos indivíduos.

Por que os clientes VPN são importantes?

A segurança é a principal razão pela qual as empresas usam VPNs há muitos anos. Uma boa maneira de ver os benefícios das VPNs é pensar nelas como firewalls da Internet. Eles adicionam uma camada extra de segurança aos seus dados online. 

 

As VPNs usam protocolos de criptografia avançados, bem como técnicas de encapsulamento seguras para proteger todas as transferências de dados online.

 

A maioria dos usuários experientes nunca imaginaria se conectar à Internet sem um firewall ou antivírus. A evolução das ameaças à segurança e a explosão de utilitários e produtos baseados na Web reforçam ainda mais a importância de proteger essas interações.

VPN e como ela se relaciona com seu público?

A VPN é uma ferramenta corporativa muito útil. No entanto, é possível utilizar para outros fins e não necessariamente para redes internas. Sendo assim, veja algumas vantagens e como a VPN e se relaciona diretamente com seu público.

Proteja seus dados com uma VPN

Uma das principais razões para usar uma rede privada virtual é esta: uma VPN mantém você seguro. Sendo assim, ao se conectar a um endereço IP, que não é seu, uma VPN impossibilita a invasão de seus dados. 


Hoje, os melhores provedores de VPN possuem protocolos de criptografia avançados que garantem a proteção de seus dados e garantem seu anonimato na web. Assim, você pode navegar com segurança.

Mantenha-se anônimo

Se há uma dificuldade na web, é a do anonimato. Se você deseja manter alguma forma de liberdade enquanto navega na web, se tornar um cliente VPN será uma ótima escolha. A principal razão é a utilização dos seus dados para o marketing e até mesmo fins políticos.

 

Em vez de transmitir seu endereço IP pessoal, é o do servidor ao qual você se conecta através da VPN que é visível e analisado pelos sites que você visita. Assim, com a VPN, você garante seu anonimato e pode navegar tranquilo.

Desfrute de streaming em qualquer lugar

Cada vez mais serviços de streaming online, como Amazon ou Netflix procedem por bloqueio geográfico. Simplificando, se o seu endereço IP estiver no Brasil, você não poderá usar a Netflix dos EUA.


Com uma VPN, não há mais problema. Você só precisa se conectar a um servidor americano e será geolocalizado nos EUA, por exemplo. Isso também funciona para todos os seus canais de TV, que aplicam as mesmas restrições geográficas.


Resumindo, você coloca seu endereço IP onde quiser, de acordo com suas necessidades.

Continue lendo

Últimas notícias