Pesquisar

Canais

Serviços

Boxe brasileiro vive sua melhor fase em muito tempo

20 dez 2023 às 10:19

Quando se trata do mundo das lutas, o boxe sempre viveu nas sombras do MMA e do jíu-jitsu no Brasil. Entretanto, nos últimos anos, a nobre arte está passando por um ótimo momento, com lutadores de alto nível sendo revelados no país. Isso tudo tem agitado as casas de apostas, e muita gente está utilizando o Código promocional Betano para dar os seus palpites.


Desde 2012, nas Olimpíadas de Londres, o Brasil tem visto boxeadores talentosos conquistando bons resultados no amador e, depois, fazendo a transição para o profissional.


Foi assim com os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, naquela edição olímpica. Após o resultado, ambos passaram para o profissionalismo e já lutaram em grandes palcos.


Esquiva, aliás, lutou em julho deste ano pelo cinturão dos médios da Federação Internacional de Boxe (FIB). Na ocasião, porém, acabou perdendo por pontos para o alemão Vincenzo Gualtieri. De todo modo, o brasileiro continua sendo um nome forte no cenário e poderá ter novas oportunidades em breve.


Outro medalhista olímpico que construiu seu nome no boxe profissional é Robson Conceição. O baiano conquistou a medalha de ouro no Rio de Janeiro, em 2016, e após isso, passou para o pugilismo profissional.


E, devido ao seu talento, ele já teve três oportunidades de se tornar campeão do mundo. Na primeira delas, contra Oscar Valdez, perdeu por pontos, mas o resultado foi bastante controverso. Grande parte dos fãs e dos analistas viram uma vitória do brasileiro.


Na segunda tentativa, ele também perdeu por decisão dos juízes, para o americano Shakur Stevenson, mas dessa vez não havia o que contestar. Por fim, a terceira tentativa foi frente ao mexicano Emanuel Navarrete, na categoria leve júnior da Organização Mundial de Boxe (OMB).


Mais uma vez, o brasileiro provou seu alto nível e travou um embate de igual para igual com o campeão. O desafio terminou empatado e, dessa forma, o cinturão continuou com Navarrete. Mas com um boxe afiadíssimo, Conceição seguirá enfrentando os principais nomes do pugilismo mundial e, em breve, pode receber uma nova chance de lutar pelo cinturão.

Quinto brasileiro campeão mundial

Mas foi em 2019 que o pugilismo brasileiro viveu seu melhor momento desde a aposentadoria de Acelino “Popó” Freitas.


Isso porque o canhoto Patrick Teixeira tornou-se o quinto brasileiro na história a sagrar-se campeão mundial. Na ocasião, em novembro daquele ano, ele derrotou o dominicano Carlos Adames e tomou para si o cinturão dos super-meio-médios da OMB.


A safra atual, portanto, é muito boa. E há outros nomes interessantes, como Hebert Conceição, medalhista de ouro na Olimpíada de 2020.


Ele também vem tendo uma carreira promissora no boxe profissional, e é uma das grandes esperanças do país. Vejamos o que o futuro reserva aos atletas do Brasil, mas o fato é que este é o melhor momento do pugilismo nacional em muitos anos.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias