Pesquisar

Canais

Serviços

Série A: surpresas e decepções

CV Bonde
08 jan 2024 às 15:20
- Imagem de Freepik

O Brasileirão mais disputado dos últimos tempos chegou ao fim e quem apostou na Betano Brasil se divertiu bastante nessas 38 rodadas, não temos dúvidas disso. Porém, é hora de fazer uma análise para saber quais foram as surpresas e as decepções do campeonato de 2023.


Com certeza, você deve ter em mente algumas delas, então vamos ver se elas estão presentes aqui em nossa lista!

Surpresa: O Grêmio de Suárez

Sem dúvidas, uma das maiores surpresas deste campeonato foi o Grêmio. Nem o mais otimista dos gremistas acreditava em uma campanha tão boa na volta à Série A.


Além disso, ainda tivemos a satisfação de ver Luisito Suárez nos campos brasileiros mostrando que ainda tem muita lenha para queimar. E houve quem acreditasse que ele não poderia mais render nada, que viria ao Brasil “de férias”.


Pois bem, o Grêmio e Suárez fizeram bonito, lutaram pelo título até a reta final e conquistaram não só o vice-campeonato, mas uma vaga na Libertadores 2024. E com “El Pistolero” como vice-artilheiro do Brasileirão com direito a hat-trick.

Surpresa: O Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha

Se no início do Brasileirão 2023 alguém nos falasse que o Bragantino brigaria pelo título em algum momento do campeonato, provavelmente ninguém levaria a sério.


Porém, o time comandado pelo português Pedro Caixinha fez bonito no campeonato deste ano e até se tornou um verdadeiro concorrente à taça nas rodadas finais.


Ainda que não tenha chegado à última rodada com chances de título ou de brigar pelo G-4, o Massa Bruta garantiu uma vaga na pré-libertadores de 2024 e foi uma ótima surpresa neste Brasileirão.

Decepção: Internacional de Valência

O time do Internacional podia não ser o mais badalado no início do Brasileirão, mas alguns o colocaram até mesmo como candidato à conquista da taça naquele momento.


Entretanto, a realidade para o Colorado foi bem diferente e o time chegou até mesmo a ficar próximo da zona de rebaixamento na reta final do campeonato.


No final, o Inter conseguiu terminar longe do Z-4 e ainda pegou uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2024, mas foi uma decepção no ano por não ter nem lutado por uma vaga no G-6.

Decepção: Flamengo de Gabigol e companhia

O Flamengo terminou o Brasileirão em 4º lugar e conseguiu uma vaga direta na fase de grupos para a próxima Libertadores, mas isso foi bem pouco para a torcida e para o orçamento do clube.


Para um time que no começo do ano tinha a ambição de vencer tudo, terminar o ano tendo como único prêmio a vaga no torneio continental é uma enorme decepção.


Tudo isso se deve a um planejamento extremamente equivocado da diretoria, incluindo mudanças constantes de treinadores, confusões no elenco e a falta de continuidade de um projeto. Vamos ver se em 2024 o técnico Tite põe ordem na casa!

Decepção: Botafogo de Tiquinho Soares

De maior surpresa a maior decepção do Brasileirão 2023: é assim que podemos definir o Botafogo de Tiquinho Soares, Diego Costa e Lucas Perri.


O time da Estrela Solitária fez a melhor campanha da história do 1º turno do campeonato na era dos pontos corridos no formato atual com 20 clubes.


Mesmo após passar pela mudança de treinador na primeira metade do torneio, o Botafogo manteve-se constante com Bruno Lage e chegou a ter 98% de chances de ser campeão brasileiro depois de 25 anos.

Após liderar durante 31 rodadas e ter 14 pontos de vantagem para o 2º colocado, o Botafogo derreteu nas rodadas finais e deixou o título escapar para o Palmeiras.


Tudo isso marcado por duas derrotas históricas de virada para Palmeiras e Grêmio, e ambas em casa!

Não à toa, para muitos especialistas a campanha do Botafogo não foi apenas a maior decepção do Brasileirão 2023, mas dos últimos 10 anos sem sombra de dúvidas.


E aí torcedor, para você quem foi a maior surpresa desse Brasileirão? E quem decepcionou no torneio nacional em 2023?

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias