Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com 50 alunos

Cerimônia marca início do curso de Ciência de Dados e IA da UEL

Reportagem Local
18 jun 2024 às 17:59
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudantes, familiares, professores e representantes do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina) participaram, na noite de segunda-feira (17), de uma cerimônia que marcou oficialmente o início do mais novo curso da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A primeira turma da 53ª graduação presencial começa com 50 alunos selecionados no último vestibular, realizado em outubro e novembro do ano passado.


A cerimônia foi realizada no Anfiteatro da Anatomia, no Centro de Ciências Biológicas, com a participação de representantes da Administração da UEL e demais autoridades municipais e estaduais. A atividade integra a SER UEL (Semana de Recepção) 2024 da instituição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O curso foi autorizado pelo Estado em setembro do ano passado. Para que a nova turma iniciasse as atividades no ano letivo 2024, foi necessário reabrir as inscrições do vestibular, sendo que a graduação foi uma das cinco mais concorridas, comprovando o interesse dos estudantes pela área tecnológica e da comunicação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gostaram daqui

Aparição de baleias-jubarte no Brasil cresceu 30 vezes em 30 anos, dizem pesquisadores

Imagem de destaque
Oportunidade

UEM faz concurso com 82 vagas para docentes efetivos; salários até R$ 16,5 mil

Imagem de destaque
Mínimo 180 dias

Nova lei concede licença a estudantes de ensino superior que se tornem pais

Imagem de destaque
46 mil alunos

Aulas na rede municipal retomam nesta terça em Londrina


O novo curso partiu de uma proposta do Departamento de Computação da UEL, com apoio de vários segmentos da sociedade de Londrina como o Ecossistema Estação 43, representação local da APL Associação Brasileira de Tecnologia e Inovação e Arranjo Produtivo Local Tecnológico (APL TIC). Na esfera política a criação do curso encontrou amparo junto ao município, via Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Câmara Municipal de Vereadores e também da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná).

Publicidade


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


A nova graduação contribuirá para melhorar o ambiente de transformação digital e do Ecossistema de Inovação de Londrina, já que a UEL é uma das poucas instituições públicas a oferecer esse conteúdo. Dados da APL TIC de Londrina apontam que 10% da riqueza gerada pelo município advém da atividade tecnológica. O Arranjo Produtivo local da área reúne hoje cerca de 10 IES (Instituições de Ensino Superior), entre elas a UEL, e cerca de 40 empresas.

Publicidade


Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o curso começa suas atividades amparado por uma rede de fortalecimento que colaborou intensamente para que a primeira turma iniciasse as aulas esta semana. “Entendo que foi um desejo coletivo. Uma universidade se torna potente exatamente quando atende uma comunidade e pode formar bem o seu estudante”, afirmou ela. A reitora lembrou que o curso será oferecido no período noturno e que poucas instituições atualmente disponibilizam a oportunidade de estudantes se qualificarem na área de Ciência de Dados e IA. (Com informações da Agência UEL)


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Curso de Ciência de Dados e IA da UEL começa com 50 alunos
UEL lança curso de Ciência de Dados e IA com grande apoio local, visando fortalecer o ecossistema de inovação de Londrina.
Imagem
UEL vai oferecer curso preparatório para pós-graduação voltado à estudantes negros
A UEL (Universidade Estadual de Londrina) irá oferecer curso preparatório para o ingresso na pós-graduação voltado principalmente à população negra, além de ampliar as ações da campanha UEL na Luta Contra o Racismo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade