Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o cronograma!

Londrina: rede municipal voltará para ensino 100% presencial em outubro

Redação Bonde com N.Com
28 set 2021 às 16:53
- Vivian Honorato/Arquivo N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, divulgaram o posicionamento oficial da Prefeitura de Londrina acerca da retomada presencial de todos os alunos da rede municipal de ensino. Eles também aproveitaram a oportunidade para lembrar aos pais e responsáveis pelos alunos, que os cadastros para matrículas escolares terminam nesta quinta-feira (30).


No dia 4 de outubro, todas as crianças matriculadas no 5º ano da rede pública municipal poderão retomar as aulas presenciais, caso os pais e responsáveis assim desejem. E se os responsáveis decidirem por continuar com o ensino à distância, a opção será respeitada. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Durante toda a pandemia, procuramos ser muito cautelosos, retomando gradativamente e aos poucos, porque é uma questão que envolve a saúde e a vida das pessoas. O que temos de maior valor é a vida dos nossos filhos, por isso, vamos continuar oferecendo as aulas remotas. Em Londrina, a educação vai continuar com o ensino híbrido, sendo a ideia retornar 100% das crianças em sala de aula, mas dando o direito de os pais das crianças escolherem. Só vai para a aula presencial quem o pai desejar, e quem não quiser, vai poder continuar com o ensino remoto”, ressaltou o prefeito Marcelo Belinati.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação, retornarão presencialmente na segunda-feira (4) os estudantes dos 5ºs anos. Na sequência, devem voltar de forma presencial, a partir do dia 18 de outubro, os alunos dos 3º e 4º anos. Uma semana depois, no dia 25 de outubro, o ensino presencial será aberto para todas as crianças do ensino fundamental. Lembrando que, em todos os casos, os pais decidirão sobre a retomada presencial ou pela continuidade do ensino remoto. 

Publicidade


Para o prefeito, essa é a grande diferença entre o ensino no município e no estado. “A Prefeitura de Londrina vai voltar ao 100% presencial, mas os pais poderão optar por deixar a criança vir para a sala de aula ou por continuar assistindo a aula pelo computador. Montamos uma grande estrutura para a transmissão on-line das aulas. É uma coisa inédita no Brasil. Eu mesmo desconheço outra cidade que tem um professor cuidando da sala de aula e outro dando aula remotamente”, esmiuçou Marcelo Belinati.

Publicidade


Para o retorno presencial dos alunos, os arquitetos e engenheiros do Município fizeram um estudo sobre o layout das salas de aula, em que observaram o distanciamento existente entre as carteiras dos alunos. Em todas as salas de aula foi possível manter 30 alunos, respeitando a distância de 1 metro entre uma carteira e outra.


Cadastro para matrículas – Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a expectativa é que até o encerramento das matrículas cerca de 15 mil crianças estejam cadastradas na rede municipal de ensino. Até a manhã desta terça-feira (28), já havia mais de 12 mil matrículas escolares realizadas. 

Publicidade


“Estamos com um número razoável de inscritos e acredito que até quinta-feira (30), nós tenhamos atingido o número de 15 mil crianças nessa faixa etária. Estamos planejando o início do retorno de 100% dos alunos, devendo começar com as crianças do 5º ano, a partir de segunda-feira, dia 4 de outubro”, explicou Moraes.


Todas as crianças que completarão 4, 5 e 6 anos de idade, até o dia 31 de março de 2022, precisam ser cadastradas para efetuar a matrícula para o próximo ano letivo. Para facilitar o acesso e agilizar o processo, o cadastro está sendo feito pela internet, no endereço www.londrina.pr.gov.br/matriculas2022.


Os pais e responsáveis que tiverem dificuldade para acessar a internet devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência. Quem preferir pode tirar as dúvidas pelos telefones da Secretaria Municipal de Educação (43) 3375-0235, (43) 3375-0236 ou (43) 3375-0102.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade