Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrada gratuita

Carnaval: Londrina recebe a segunda edição do Samba no Ayê neste sábado

Redação Bonde com N.Com
08 fev 2024 às 15:50
- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O evento "Samba no Ayê", promovido pelo Coletivo Samba Ayê, terá sua segunda edição neste sábado (10), das 15h às 22h. Com o objetivo de celebrar o carnaval em Londrina, a ação terá entrada gratuita e será na Vila Cultural Canto do Marl, localizada na Avenida Duque de Caxias, 3.241. 


A programação conta com uma apresentação do grupo de maracatu Baque de Obá Kossô, fundado em fevereiro de 2023. O coletivo é atualmente composto por 17 integrantes que tocam instrumentos tradicionais como alfaia, agbê, caixa, mineiro, atabaque e gonguê.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A programação musical não para por aí, seguindo ainda com a participação da sambista Òfatayo, da DJ Dayo, DJ Cleópatra, grupo Trinca do Samba e do sambista Braguinha. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Nobel de economia vai para estudo sobre prosperidade das nações

Imagem de destaque
Igreja católica

Londrina celebra dia da padroeira, Nossa Senhora Aparecida

Imagem de destaque
Em novembro

Londrina sedia evento de economia criativa e inovação em novembro

Imagem de destaque
Veja vídeos

Nobel de Química 2024 premia 3 cientistas por criação e identificação de estrutura de proteínas


Além da música, haverá a comercialização de pratos típicos, como xequetá e a acarajé, e os integrantes do Feirão da Resistência estarão presentes no local, oferecendo seus produtos. 

Publicidade


A primeira edição do Samba no Ayê havia acontecido em Cambé, em julgo de 2023. O objetivo é que o evento seja promovido mais duas vezes neste primeiro semestre, com a participação de diversos artistas, em diferentes pontos de Londrina.


Após este sábado (10), a previsão é que seja levado, no dia 11 de maio, à Quadra Flor de Jesus (Rua Flor de Jesus, s/n), na Vila Ricardo (zona leste). E, em 8 de junho, acontecerá na Vila Usina Cultural (Avenida Duque de Caxias, 4.159, Centro).

Publicidade


A produtora geral do Coletivo Samba no Ayê, Nanjilè, explicou que a ação surgiu da vontade de criar em Londrina um evento que representasse os adeptos do candomblé. “Pensamos em criar um evento de caráter afro-religioso e afro-brasileiro”, disse.


Segundo ela, o nome da iniciativa tem origem no idioma Yorubá, em que Ayê significa Terra, enquanto Orun é o Céu, sendo assim uma celebração de caráter espiritual. Um dos diferenciais do Samba no Ayê é seu cardápio, com comidas e bebidas características da cultura afro-religiosa, adaptadas para o contexto festivo.

Publicidade


Conforme o ator Josemar Lucas, que é um dos coordenadores do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina), o evento visa valorizar a cultura afro-brasileira e celebrar com toda a cidade. “É uma homenagem ao samba e aos sambistas da cidade, assim como um momento de confraternização e de festa sobre a musicalidade, sobre a música popular brasileira e, sobretudo, o samba”, sublinhou.


A coordenadora e produtora do Baque de Obá Kossô, Luiza Braga, contou que, além de apresentações durante o ano todo, o grupo realiza ensaios abertos ao público todas as sextas-feiras, às 19h, na Vila Cultural Canto do MARL. Ocasionalmente, o coletivo também promove oficinas de instrumentos típicos voltadas a músicos de nações do maracatu e outros artistas da região.


“O estilo do Baque de Obá Kossô é o maracatu de baque virado, tradicional da região metropolitana de Recife, especificamente das nações do maracatu Porto Rico e Encanto do Pina. No contexto do maracatu, as nações são equivalentes às escolas de samba”, salientou.


A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Já o evento “Samba no Ayê” recebe recursos financeiros municipais viabilizados pela Lei Paulo Gustavo.


Imagem
Vereadora Jessicão quer proibir uso de verbas públicas no Carnaval de Londrina
A vereadora Jessicão (PP) protocolou nesta quinta-feira (8) um PL (Projeto de Lei) - ainda sem número - para proibir o uso de verbas públicas nas festas de Carnaval em Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo