A homenagem feita a um dos maiores jogadores de todos os tempos, considerado por muitos o melhor lateral-esquerdo da história, não durou nem uma semana intacta em um dos acessos ao Estádio do Engenhão. A estátua de Nilton Santos, ídolo do Botafogo, inaugurada no dia 27 de setembro, amanheceu pichada neste domingo, dia em que o Botafogo se recuperou no Campeonato Brasileiro, vencendo o Goiás fora de casa.
Nesta segunda-feira, o clube carioca lamentou o ato de vandalismo. "O Botafogo lamenta que, em um país que será sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, haja indivíduos que primem pela falta de educação e desrespeitem não apenas o patrimônio alheio como também um ídolo nacional, Nilton Santos, com pichação em sua estátua, recém-inaugurada", disse o Botafogo em nota oficial.
Apelidado de "A Enciclopédia", por seus vastos conhecimentos no futebol, Nilton Santos jogou no Botafogo de 1948 a 1964, ganhando vários títulos. As conquistas mais importantes, porém, se deram na seleção brasileira. Defendendo as cores do Brasil, o lateral, atualmente com 84 anos, foi a quatro Copas do Mundo, sendo campeão em 1958 e 1962.
Leia mais:
Flamengo adia renovação de Pulgar, que aguarda valorização para ficar
Por que Flamengo e Corinthians não se entendem em negócio por Hugo Souza
Em final antecipada, Palmeiras e Botafogo jogam no Allianz Parque nesta terça-feira
Gaviões, Corinthians e Caixa assinam último acordo para criação de vaquinha
Como reação pelo ato de vandalismo, o Botafogo anunciou que usará o sistema de monitoramento do Engenhão para tentar identificar o autor das pichações. "As imagens das câmeras serão entregues às autoridades para identificação do autor. Todas as providências cabíveis serão tomadas", garantiu o clube, que administra o estádio construído para o Pan-Americano do Rio, em 2007.