A parahalterofilista londrinense Márcia Menezes está na expectativa de ser eleita a melhor atleta paraolímpica brasileira deste ano. A competidora é uma das três finalistas escolhidas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para o Prêmio Paralímpico 2014, ao lado de Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e da velocista Terezinha Guilhermina.
Esta é a primeira vez que Márcia é indicada ao maior prêmio do esporte paralímpico nacional. Em 2014, a parahalterofilista conquistou os melhores resultados de sua carreira. Foi medalhista de bronze no Mundial de Dubai, em julho, e cravou seu nome na história do esporte como a primeira brasileira a conquistar um lugar no pódio na história da divisão sênior em Mundiais da modalidade. Ela também conquistou o bronze no Open de Eger (Hungria) e detém o posto de recordista Parapan-Americana e brasileira com a marca de 116 Kg, estabelecida no Mundial.
"A felicidade em saber que o meu trabalho e dedicação estão sendo vistos e reconhecidos pelo Brasil é muito grande, a emoção é bem parecida com a que senti quando conquistei a medalha inédita no mundial", diz a atleta da seleção brasileira, que mudou para Itu (SP) no final do ano passado para treinar com a comissão técnica do time nacional.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O páreo, porém, é complicado para Márcia. Principal nome do atletismo paralímpico brasileiro, a velocista Terezinha Guilhermina, líder do ranking mundial nas provas de 100 e 200 metros T11, é a favorita. Mas a londrinense está confiante. "Depende do voto popular. Tanto a Terezinha como a Bruna são grandes concorrentes, mas ganhando ou não, estou fazendo história no halterofilismo, colocando minha modalidade em evidência e isso também é muito importante para mim".
Entre os homens, estão na disputa o nadador Daniel Dias, que bateu dois recordes mundiais individuais e um em revezamento este ano; Leomon Moreno, campeão e artilheiro do primeiro título mundial do Brasil no goalball (modalidade exclusiva para cegos); e Ricardo Alves, o Ricardinho, da seleção de futebol de 5 que conquistou semana passada o tetracampeonato mundial no Japão.
A votação vai até às 23h59 do dia 9 de dezembro no site www.premioparalimpicos2014.com.br. Os vencedores serão anunciados na cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2014, marcada para o dia 10 de dezembro, às 20h30, no Rio de Janeiro.