Campeão olímpico em 1988 nos Jogos de Seul e medalhista de bronze na Olimpíada de Atlanta, em 1996, o ex-judoca Aurélio Miguel agora celebra o fato de que teve o seu nome eternizado em uma seleta galeria do seu esporte. O ex-atleta entrou, oficialmente na noite do último domingo, no Rio, no recém-criado Hall da Fama do Judô.
Aurélio Miguel recebeu a honraria das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, e destacou o bom momento vivido pela modalidade, que tem a capital carioca como palco do Campeonato Mundial entre esta segunda-feira e o próximo domingo.
"Agradeço primeiramente ao meu pai, por me introduzir no judô. Agradeço ao presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, por trazer a Olimpíada ao Rio, e ao presidente Paulo Wanderley Teixeira por todo seu trabalho e apoio. Agradeço, também, ao presidente Marius Vizer, da FIJ (Federação Internacional de Judô), e todo o seu time por levarem o judô ao seu nível atual", ressaltou o ex-judoca, em declaração reproduzida nesta segunda-feira pela CBJ.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Marius Vizer, por sua vez, citou Aurélio Miguel como um dos maiores "heróis" da história do judô mundial. "Nós já tínhamos anunciado que Jigoro Kano, Anton Geesink e Charles Palmer fariam parte do Hall da Fama. Hoje, continuamos a tradição de celebrar nossos heróis", destacou o dirigente.
Além de Aurélio Miguel e os nomes destacados por Vizer, outros 17 nomes de peso do judô entraram oficialmente para o Hall da Fama no último domingo. Foram eles: Ryoko Tani, Patrick Hickey, David Douillet, Jean-Luc Rouget, Ingrid Berghmans, George Ker, Willem Ruska, Franco Capellett, Mohamad Ali Rashwan, Vladimir Nevrorov, Robert Van de Walle, Ezio Gamba, Peter Seisenbacher, Hector Rodriguez Torres, Thierry Rey, Kosei Inoue e Neil Adams.