O Brasil deu certa sorte no sorteio de chaves do Mundial Feminino de Handebol, que acontece entre 3 e 18 de dezembro, em São Paulo. A seleção brasileira estará no grupo C, com Romênia, França, Tunísia, Cuba e Japão. Destas, apenas as europeias deverão incomodar as donas da casa.
A França é velha conhecida da seleção brasileira, que perdeu das francesas na Olimpíada de Atenas e no último Mundial, em 2009. O time francês foi campeão mundial em 2007, de forma surpreendente, já que não está entre as principais potencias da modalidade. A Romênia vem crescendo no handebol, tendo sido vice-campeã mundial em 2005 e terceira colocada no Europeu de 2010, nas únicas vezes em que esteve no pódio nessas competições.
Já Tunísia, Cuba e Japão têm pouca tradição no esporte. As africanas participaram de cinco mundiais e ficaram apenas em 14.º na mais recente edição. As japonesas jogaram as últimas oito competições, mas tiveram um 16.º lugar como melhor resultado. Já Cuba só disputou uma vez, em 1999, ficando com a segunda pior campanha na ocasião.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
A tendência é que o Brasil melhore significativamente o desempenho do último Mundial, quando deu trabalho para Dinamarca, França, Alemanha e Suécia, mas perdeu de todas, só venceu o Congo e acabou em 15.º
O Mundial no Brasil terá como principal sede o ginásio do Ibirapuera, com Santos, Barueri e São Bernardo também recebendo grupos na primeira fase e no torneio de consolação. Só na sexta, porém, será decidido que cidade receberá cada chave.
Confira as chaves do Mundial Feminino de Handebol:
Grupo A -, Noruega, Montenegro, Angola, Alemanha, China e Islândia.
Grupo B - Rússia, Casaquistão, Holanda, Coreia, Espanha e Austrália.
Grupo C - Romênia, França, Brasil, Tunísia, Cuba e Japão.
Grupo D - Suécia, Dinamarca, Croácia, Argentina, Costa do Marfim e Uruguai.