A tradicional Corrida de São Silvestre terá novo percurso e horário neste ano, quando chega à sua 88.ª edição. A Fundação Cásper Líbero, organizadora da prova, anunciou nesta quinta-feira que a chegada voltará a ser na Avenida Paulista, como ocorria até 2010, e as largadas, tanto no masculino quanto no feminino, acontecerá pela manhã.
Desta forma, a Fundação espera "oferecer mais conforto e segurança aos corredores". Isto porque o antigo horário, à tarde, fazia com que diversos competidores estivessem deixando a Avenida Paulista em horário próximo ao do início da também tradicional festa de réveillon que acontece no local, dificultando a locomoção e gerando certa insegurança.
Em 2011, os organizadores mudaram o percurso para que ambos os eventos pudessem ser conciliados. A chegada saiu da Avenida Paulista e foi para o Obelisco do Parque do Ibirapuera. Mas além de acabar com uma das principais tradições da prova, a alteração foi criticada por diversos competidores.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Por isto, neste ano, foi encomendado um estudo à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que sugeriu a mudança do horário. Ficou acertado, em reunião ocorrida na última quarta, que as largadas ocorrerão às 7h10 para portadores de necessidades especiais. Às 8h40 tem início a prova feminina e a última largada, da prova masculina, será às 9 horas.
Desta forma, encerra-se outra tradição da corrida. Inicialmente ela era disputada à noite, para que os competidores cruzassem a linha de chegada por volta da meia noite, mas desde 1989 acontecia na parte da tarde.
A Corrida de São Silvestre é a mais importante prova do atletismo no Brasil e ocorre sempre no último dia do ano. Ela é realizada desde 1925 e seu percurso atravessa 15 quilômetros da cidade de São Paulo. No ano passado, o ganhador da prova masculina foi Tariku Bekele, da Etiópia, enquanto a feminina foi vencida por Priscah Jeptoo, do Quênia.