Andy Roddick se despediu das quadras nesta quarta-feira. Aos 30 anos, o norte-americano abandonou o tênis profissional ao ser eliminado pelo argentino Juan Martín Del Potro, nas oitavas de final do US Open. Del Potro venceu o duelo, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (1/7), 7/6 (7/4), 6/2 e 6/4.
Último norte-americano a vencer o US Open, em 2003, Roddick surpreendeu a torcida local ao divulgar que o Grand Slam disputado em Nova York seria seu último torneio da carreira. O anúncio, feito ainda na primeira semana do torneio, foi confirmado nesta quarta com a derrota diante de Del Potro, campeão em 2009. Antes de Roddick, a belga Kim Clijsters abandonou a carreira ao ser eliminada na segunda rodada, na semana passada.
O americano contabilizou em sua carreira 32 títulos de nível ATP, incluindo um Grand Slam - tem ainda 3 vices em Wimbledon e outro no US Open. Roddick ocupou a liderança do ranking e teve presença constante no Top 10 na última década. No entanto, caiu de rendimento nas últimas temporadas e decidiu por fim a sua bem-sucedida carreira esportiva.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O JOGO - O duelo entre o americano e o argentino teve início na noite de terça-feira. Cada um faturou uma quebra de saque, levando o set inicial para o tie-break. A chuva, contudo, interrompeu a partida antes do começo da disputa dos pontos decisivos. Na retomada do jogo, Roddick saiu na frente ao vencer o tie-break.
Equilibrado, o segundo set também foi decidido no tie-break. Desta vez, porém, Del Potro foi soberano e empatou o jogo. Mais consistente nos golpes, o argentino cresceu no terceiro set e chegou a abrir 4/0 antes de fazer 6/2.
Mesmo contando com apoio maciço da torcida, Roddick tinha dificuldades para reagir. Acabou sofrendo nova quebra no início do quarto set e viu o argentino encaminhar a vitória, após 3h15min de partida (somando também o set inicial disputado na terça).
Nas quartas de final, Del Potro terá pela frente mais uma vez o sérvio Novak Djokovic. Os dois protagonizaram dois duelos recentes. O argentino levou a melhor na disputa pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, enquanto o sérvio faturou a vitória na semifinal do Masters 1000 de Cincinnati.
DUPLAS - Ao lado da russa Ekaterina Makarova, o brasileiro Bruno Soares garantiu vaga na final nas duplas mistas do US Open. Eles avançaram no torneio com a vitória sobre os checos Lucie Hradecka e Frantisek Cermak por duplo 6/3. Na decisão, nesta quinta-feira, Soares e Makarova vão enfrentar a checa Kveta Peschke e o polonês Marcin Matkowski.