A única esperança de medalha do Brasil no Mundial de Ginástica Artística não passou das eliminatórias, nesta terça-feira, em Londres. Diego Hypólito abriu mão de competir na prova do salto para se focar na sua participação no solo, mas falhou em dois movimentos e acabou ficando sem vaga na final. Vai voltar para casa com as mãos vazias, sem poder repetir os feitos de 2005 e 2007, quando foi campeão mundial.
Diego Hypólito passou por uma cirurgia no ombro esquerdo em junho, mas garantia estar recuperado e pronto para buscar o tricampeonato mundial na prova do solo. Ele optou por uma estratégia mais cautelosa e se propôs a uma nota de partida mais baixa do que de costume (16,600). Assim, fez apenas 15,400 na sua apresentação, o que foi insuficiente para deixá-lo entre os oito ginastas classificados para a final.
Com essa nota, Diego Hypólito terminou as eliminatórias do solo na nona colocação - a liderança foi do japonês Kohei Uchimura, com 15,775, que passa a ser o favorito ao título mundial na final de sábado. Outros dois ginastas brasileiros disputaram essa prova nesta terça-feira, mas ficaram fora do grupo dos oito melhores. Victor Rosa terminou em 16º lugar (14,950), enquanto Sérgio Sasaki ficou na 56ª posição (13,975).
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Assim, apenas dois ginastas da equipe masculina do Brasil conseguiram ir para as finais no Mundial de Londres. No individual geral, Sérgio Sasaki conseguiu a 24ª e última vaga na disputa por medalhas, ao somar nota 83,125 nos seis aparelhos (solo, barra fixa, paralela, salto, cavalo com alças e argolas). E nas argolas, Arthur Zanetti ficou com o oitavo lugar entre os oito classificados, ao fazer 15,250.
Sérgio Sasaki vai disputar a final do individual geral na quinta-feira, enquanto Arthur Zanetti volta a competir apenas no sábado. Nesta terça-feira, será a vez das eliminatórias femininas no Mundial de Londres. E o Brasil, com uma equipe bastante renovada, será representado pelas ginastas Bruna Leal, Ethiene Franco, Khiuani Dias e Priscila Cobello.