A cidade de Lima, capital do Peru, foi eleita nesta sexta-feira como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Em votação realizada em Toronto (Canadá), onde acontecerá a próxima edição do evento em 2015, venceu a disputa com outras três candidatas: Santiago (Chile), Ciudad Bolívar (Venezuela) e La Punta (Argentina).
Na eleição realizada pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Lima recebeu 31 votos entre os 41 possíveis - participaram da votação todos países que são membros da entidade. Assim, superou com facilidade as adversárias, ganhando o direito de organizar a evento entre 26 de julho e 9 de agosto de 2019.
"Lima será uma anfitriã magnífica", elogiou Ian Troop, diretor executivo do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, cidade que tinha vencido justamente a capital peruana na eleição para o evento de 2015. "Vamos compartilhar todos nossos conhecimentos com eles", completou o dirigente.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Os Jogos Pan-Americanos são realizados a cada quatro anos, desde 1951. E, depois de 17 edições (incluindo a próxima em Toronto), será a primeira vez que a competição acontecerá no Peru. Com isso, Lima também receberá no mesmo ano os Jogos Parapan-Americanos, cuja edição inicial aconteceu apenas em 1999.
O Brasil já foi sede dos Jogos Pan-Americanos em duas ocasiões, em São Paulo/1963 e no Rio/2007, e costuma ter resultados expressivos na competição continental. O evento reúne cerca de seis mil atletas de mais de 40 países e serve como uma importante preparação para a Olimpíada, que sempre acontece no ano seguinte.