A esquiadora brasileira Laís Souza passou por duas cirurgias nesta quinta-feira, sendo uma traqueostomia (procedimento no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, para auxiliar na respiração) e uma gastrostomia (intervenção para a fixação de uma sonda alimentar no estômago). Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, os médicos explicaram que a ex-ginasta poderá se comunicar com os olhos, por meio de uma tela de computador com palavras prontas, onde Laís poderá olhar e formar frases.
- É tipo um tablet, e ali nós vamos configurar diversas funções. Vai ter uma figura de um copo de água, ela vai fixar o olhar lá e ele vai reconhecer que ela quer um copo de água. Vai ter também um teclado virtual, vai poder escrever frases e, inclusive, depois de ser treinada, vai poder navegar na web - falou o médico Antônio Mattos Jr., do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ao SporTV.
Lais se acidentou na noite da última segunda-feira em uma montanha em Salt Lake City e teve de passar por uma cirurgia na coluna. Ela está internada no Hospital da Universidade de Utah, sem os movimentos de braços e pernas e respira com ajuda de aparelhos. A atleta se preparava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
A mãe de Laís, Odete Souza, já está em Salt Lake City para acompanhar a recuperação da filha.