O Pitágoras/Minas entrou em quadra na noite desta quinta-feira precisando da vitória para evitar a eliminação nas semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB). Mas o time mineiro não sentiu a pressão diante de sua torcida, em Belo Horizonte, e venceu o Universo/BRB/Financeira Brasília por 78 a 70, empatando a série melhor de cinco jogos em 2 a 2 e provocando o confronto decisivo.
Para definir o adversário do atual campeão Flamengo, que despachou o Vivo/Franca, Minas e Brasília jogarão no próximo sábado, na capital federal. A partida será às 16 horas, e quem vencer segue brigando pelo título da segunda edição do NBB. Caso o time do Distrito Federal avance, a final seria uma reedição de 2009.
Na capital mineira, o time da casa dominou o jogo desde o início, mesmo sem o armador argentino Sucatzky, lesionado. Logo no primeiro quarto, o Minas abriu dez pontos de vantagem, diferença que foi administrada e ainda ampliada até o quarto final. Nos últimos minutos, porém, o Brasília reagiu e chegou a assustar, mas não conseguiu ameaçar a vitória dos anfitriões.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Com Sucatzky de fora, o pivô Murilo assumiu a responsabilidade de liderar o time e foi o cestinha da partida, com 21 pontos. O ala norte-americano Jeffries terminou como segundo melhor pontuador do Minas, anotando 19 pontos, um a mais que o pivô Drudi. Pelo Brasília, o ala Alex e o armador Valtinho se destacaram, com 18 e 16 pontos, respectivamente.
Para o quinto jogo, a expectativa do Minas é repetir o que fez na segunda partida da série. "Muita gente não acreditava que poderíamos fazer um jogo duro contra o Universo. As pessoas me ligavam e sempre diziam que seria muito difícil de vencermos. Agora, provamos que temos totais condições", disse Murilo. "Já vencemos lá (em Brasília) duas vezes, porque não podemos vencer de novo?"
O Brasília, por sua vez, já tenta esquecer a derrota e focar em uma vitória em casa. "Playoff é isso mesmo. Fizemos quatro partidas equilibradas contra o Minas. Eles venceram na nossa casa, nós vencemos na deles. Agora, temos que ir para a quinta partida e fazer valer o mando de quadra para buscarmos chegar em mais uma final do NBB", afirmou o pivô Estevam, discreto no jogo, com apenas dois pontos.