Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Hábitos saudáveis na pandemia

Ministério da Saúde lança guia de estímulo à prática de atividade física

Redação Bonde com Agência Brasil
29 jun 2021 às 17:43

Compartilhar notícia

- Agência Brasil/Rovena Rosa
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (29) um guia para estimular a população a praticar atividades físicas. Com a publicação, o ministério espera promover hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida entre os brasileiros e reduzir o sedentarismo. Acesse aqui o documento.


Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, além de técnicos do ministério e da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) participaram da elaboração do documento produzido em parceria com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dividida em oito capítulos, a publicação orienta a prática de atividades físicas em diversos contextos, por diferentes grupos sociais e faixas etárias, com recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


O ministério vai distribuir 74 mil cópias do documento para secretarias estaduais e municipais de saúde; profissionais e usuários do Programa Academia de Saúde e de centros de reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual e órgãos governamentais. Além do mais, o guia também estará disponível para download no site da pasta, também em versões de áudio e em braille, e traduzidos para o inglês e o espanhol.

Publicidade


Segundo o secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, o Ministério da Saúde espera influenciar o trabalho das equipes de atenção à saúde primária e a implementação de iniciativas de atividade física por estados e municípios.


"Os profissionais da atenção primária de diferentes formações poderão utilizar as recomendações para aconselhar os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] na prática de atividades físicas, reforçando os benefícios.”

Publicidade


Já a diretora do Departamento Nacional de Promoção de Saúde, Juliana Rezende, o estabelecimento de diretrizes voltadas à prática de atividades físicas é fundamental para reduzir o sedentarismo entre a população, e este é o primeiro documento oficial brasileiro com tal propósito.


De acordo com a diretora, o texto foi elaborado a partir de recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), da consulta pública a interessados no tema e revisão de estudos científicos recentes.

Publicidade


Presente à cerimônia de apresentação do guia, a representante da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Socorro Gross, parabenizou o ministério pela iniciativa, destacando a importância de políticas públicas voltadas a estimular a atividade física.


"A América é, infelizmente, a região mais obesa do mundo. E onde há uma redução [da frequência de] atividade física entre a população. Quatro em cada dez pessoas não fazem nenhuma atividade física que beneficie a saúde. E isto tem a ver com vários fatores”, comentou Socorro.

"Podemos envelhecer saudavelmente. E também melhorar a saúde mental de nossas crianças e jovens por meio da atividade física.”


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade