Pressionado pelo risco de perder a liderança do ranking da ATP, o espanhol Rafael Nadal conseguiu permanecer como número 1 do mundo com a conquista do título de Roland Garros e a eliminação do sérvio Novak Djokovic nas semifinais. Assim, atingiu um ano consecutivo na primeira colocação do ranking da ATP, com 12.070 pontos.
Nadal está na maior sequência da sua carreira na liderança do ranking da ATP, iniciada com a atualização da lista em 7 de junho de 2010. Agora, são 98 semanas como número 1 do mundo do espanhol, que alcançou o topo pela primeira vez em agosto e permaneceu até julho de 2009. Depois, reassumiu a dianteira após a conquista do seu quinto título em Roland Garros, no ano passado.
Porém, a vantagem de Nadal na liderança do ranking da ATP é mínima. O espanhol está apenas 45 pontos à frente de Djokovic, que está com 12.025. Para permanecer na liderança do ranking da ATP após a disputa de Wimbledon, Nadal terá que repetir o seu título de 2010. No ano passado, o tenista sérvio parou nas semifinais do Grand Slam londrino.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Derrotado na final de Roland Garros, o Roger Federer permanece na terceira colocação, com 9.230 pontos. O suíço pode se aproximar dos líderes do ranking da ATP se fizer uma boa campanha em Wimbledon, já que parou nas quartas de final do torneio no ano passado. Ele está à frente do britânico Andy Murray, que caiu nas semifinais em Roland Garros, e está com 6.625.
Murray abriu vantagem de mais de 2 mil pontos para o sueco Robin Soderling, que não conseguiu repetir a final de 2010 em Roland Garros, e está com 4.595. Assim, ele já é a ameaçado pelo espanhol David Ferrer, que assumiu a sexta colocação, com 4.150 pontos, e está à frente do checo Tomas Berdych.
Já o francês Gael Monfils, que parou nas quartas de final em Roland Garros, subiu uma posição no ranking da ATP, e está em oitavo lugar. Os norte-americanos Mardy Fish e Andy Roddick completam o Top 10 do ranking da ATP.
BRASILEIROS - Thomaz Bellucci perdeu cinco posições no ranking da ATP e agora está em 30º lugar, com 1.305 pontos. O melhor tenista brasileiro da lista defendia 180 pontos das oitavas de final de Roland Garros de 2010, mas somou apenas 90 ao ser eliminado na terceira rodada pelo francês Richard Gasquet, sendo ultrapassado por Juan Martin del Potro, Milos Raonic, Nikolay Davydenko, Sam Querrey e Juan Ignacio Chela.
Ricardo Mello segue sendo o outro tenista brasileiro entre os 100 melhores do mundo. Eliminado na primeira rodada de Roland Garros, ele perdeu uma posição na lista e agora está em 90º lugar.