A NBA e a FIBA anunciaram nesta terça-feira a organização do primeiro acampamento de desenvolvimento em basquete para homens e mulheres. O evento, que está previsto para acontecer entre 23 e 26 de abril em Havana, promoverá a primeira visita de uma liga profissional de esportes dos Estados Unidos a Cuba desde que os dois países restabeleceram relações diplomáticas.
O ex- jogador da NBA, Steve Nash, o Embaixador global da NBA, Dikembe Mutombo, e a lenda da WNBA, Ticha Penicheiro, comandarão o acampamento com as seleções masculina e feminina cubanas. Haverá projetos comunitários em parceria com o Ministério de Esportes de Cuba, o INDER, e a Federação Cubana de Basquete (CBF). Pela primeira vez, a NBA e a FIBA vão convidar dois jogadores e um técnico cubanos para participar do próximo "Basquete Sem Fronteiras" (Basketball Without Borders).
O presidente da Federação Cubana de Basquete, Ruperto Ferriera, afirmou que o basquete do país passa por um momento histórico. "Esse é um grande dia para o basquete cubano e nossa federação. É magnífico ter NBA e FIBA colaborando com o desenvolvimento do jogo e com a juventude do nosso país. Quero agradecer ao governo de Cuba e ao INDER por abrir as portas para esses acampamentos de basquete que trazem benefícios para o futuro do basquete nacional e internacional", disse.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O comissão-adjunto da NBA, Mark Tatum, mostoru-se confiante com a possibilidade de agregar valores do basquete: "Vimos as pontes que o basquete pode construir através da cultura. Estamos ansiosos para compartilhar os valores do basquete com a juventude de Cuba e aprendermos juntos por meio da linguagem do esporte", afirmou.
Aos olhos de Horacio Muratore, presidente da FIBA o fato de o primeiro camp acontecer em Cuba traz orgulho à entidade. "No esforço contínuo de fortalecer nossas federações nacionais, é extremamente gratificante ver Cuba servindo como centro de um camp de desenvolvimento dessa magnitude. Este é um país que ama o basquete e estamos muito orgulhosos em trabalhar ao lado da NBA nessa iniciativa histórica", salientou.
O NBA Cares, programa social da liga, ainda proporcionará que a NBA e a FIBA reformem três quadras de basquete e ministrem clínicas para jovens em duas áreas de Havana.