O Campeonato Sul-Americano de Natação, que começa nesta quarta-feira em Belém, no Pará, será a segunda competição do ano para Cesar Cielo. O nadador mais rápido do mundo tem como meta o bicampeonato olímpico e ainda está em fase inicial de treinos. Ainda assim, por conta da evolução no seu programa de treinos, ele pretende baixar os tempos em relação aos que obteve no GP de Missouri, nos EUA, no mês passado. Com isso, quer subir no ranking mundial de melhores marcas do ano.
"Essa é a meta, o desafio. Não é como quando se está polido e também porque o ranking vai estar mudando muito - esta semana, tem seletivas australianas, os caras buscando vaga na seleção deles que vai para Londres. Vai ser mesmo um desafio de melhorar os tempos", explicou o técnico Alberto Silva, o Albertinho. "É claro que estamos sempre observando o que todos estão fazendo no mundo e quero melhorar no ranking, mas agora os meus parâmetros vão ser os tempos que eu fiz no Missouri", completou Cielo.
O campeão olímpico nadará os 50 e os 100 metros livre, suas especialidades, mas participará também dos 50 metros borboleta, prova não olímpica que será nadada no primeiro dia de competições e servirá para ele "quebrar o gelo".
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
"Mais uma vez, assim como foi no GP de Missouri, vamos tentar analisar como está a preparação e a forma física que estamos conquistando nos treinamentos neste Sul-Americano de Belém. Nos 50m borboleta, que não é uma prova olímpica e não está valendo índice para Londres, será bom ter um adversário como o venezuelano Albert Subirats. Não sei em que fase de preparação ele está, se está vindo pesado, mas é um nome importante na natação sul-americana", afirmou Cielo.
Ele avisa que seus melhores tempos não virão agora e que está numa fase diferente das dos demais companheiros na equipe PRO-2016: "O pessoal está fazendo potência, mas eu ainda estou trabalhando com força. Fico mais travado que os caras, mais duro, ainda sem explosão", explicou.
Apesar de ter vencido o GP do Missouri, Cesar Cielo ocupa apenas o 28.º lugar no ranking mundial dos 100 metros livre em 2012, com 49s51. O líder é o australiano James Magnussen, que tem 48s05 - o norte-americano Michel Phelps é o segundo. Nos 50m, o brasileiro aparece em sexto, com 22s13, apenas 19 centésimos mais lento que o líder Nathan Adrian (EUA).