Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Tradicional competição

Volta da França planeja auditoria para conter doping

Agência Estado
24 out 2012 às 13:39

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Equipes da Volta da França afirmaram nesta quarta-feira que vão bancar uma auditoria externa para conter os casos de doping na tradicional competição e recuperar a credibilidade do ciclismo, após a cassação dos sete títulos do norte-americano Lance Armstrong, nesta semana.

A iniciativa foi anunciada por Jean-Rene Bernardeau, diretor esportivo da equipe Europcar, e Jonathan Vaughters, da Garmin-Sharp-Barricuda. Eles confirmaram que vão ajudar a pagar por uma auditoria que avalie como o ciclismo tem obtido sucessos e falhas na luta contra o doping.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Todo mundo no esporte tem interesses intrínsecos. Mas uma comissão independente pode observar melhor e dizer ''vocês estão indo bem nesta parte, mas precisam melhorar nesta outra'' e assim por diante", comentou Vaughters, ao defender a auditoria externa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana

Imagem de destaque
Londrina terá 200 atletas

Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta

Imagem de destaque
Saiba como se inscrever

Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina


A iniciativa vai ao encontro das ideias do diretor da Volta da França, Christian Prudhomme, que sugeriu a criação de um Movimento por um Ciclismo Confiável, nesta quarta, ao apresentar oficialmente a edição 2013 da prova, em Paris.


Para o dirigente, este movimento promoveria um sistema antidoping mais rígido do que o da União Ciclística Internacional (UCI) e da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). Prudhomme pediu ainda maior empenho dos diretores das equipes na tentativa de coibir a utilização de substâncias proibidas nas competições.

A reação contra o doping surge na esteira do banimento de Lance Armstrong, na segunda-feira, por decisão da UCI, referendando extenso relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) divulgado há duas semanas. Nele, a entidade apresenta diversos testemunhos para condenar e cassar os títulos do famoso ciclista. Em sua defesa, Armstrong, que já desistiu de se defender, reitera que nunca foi flagrado em qualquer exame antidoping.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade