Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hábitos saudáveis

Chef de cozinha Rita Lobo elabora curso com base no Guia Alimentar do Ministério da Saúde

Redação Bonde com Agência Saúde
04 out 2016 às 20:25
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O XIV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS, que acontece entre os dias 04 e 05 de outubro, em Brasília, conta com a presença da chefe de cozinha Rita Lobo. Com 20 anos de experiência em gastronomia, a apresentadora dividiu com os representantes da área de alimentação e nutrição e do Programa Bolsa Família das Secretarias Estaduais de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde como usufruiu do conteúdo Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, para construir o curso online Comida de Verdade.

Fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, e dos seus fatores de risco modificáveis, é uma das prioridades da atual gestão da pasta, que tem desenvolvido ações de dentro para fora do Ministério. "Uma das prioridades do Ministério da Saúde é a prevenção e promoção de saúde. Melhor do que ser muito bem atendido no posto de saúde, é não precisar ir ao posto. A alimentação saudável e o exercício físico são a base fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Hoje o problema da alimentação não é mais a desnutrição, é o sobrepeso, obesidade. E eles geram consequências sérias, como as doenças crônicas", ressaltou o ministro Ricardo Barros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Defensora de uma alimentação saudável e natural, Rita elaborou o material educativo junto com o professor Carlos Augusto Monteiro do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP). "O guia foi uma grande inspiração para este curso que elaborei em parceria com a USP. O que fizemos foi pensar nos dez maiores obstáculos que o cidadão comum tem para fazer uma alimentação saudável e desmitificar um por um". Para estimular o debate sobre ganho de qualidade de vida por meio da alimentação saudável, o Ministério da Saúde Rita Lobo também participou de um bate papo com os servidores da pasta.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Alimentação saudável

Publicidade


Em julho deste ano, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou portaria que traz as diretrizes para promoção da alimentação saudável nas unidades da pasta em todo o país. O documento definiu as Diretrizes para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável que abrange tanto as refeições disponibilizadas no restaurante da pasta quanto nas cantinas e eventos realizados pelo órgão. A maior parte da oferta deve ser de alimentos dos grupos: cereais, raízes e tubérculos, verduras e legumes, frutas, castanhas e outras oleaginosas, leite e derivados, carnes, ovos e pescados.


Também ficou proibida a venda, promoção, publicidade ou propaganda de alimentos industrializados ultraprocessados com excesso de açúcar, gordura e sódio e prontos para o consumo. A proposta é estender essas regras aos demais órgãos e entidades da administração direta federal.


O Guia Alimentar para a População Brasileira foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2014. A publicação relata os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Para complementar o Guia, em 2015 foi lançada a publicação Alimentos Regionais Brasileiros que divulga a variedade de alimentos no país e orienta as práticas culinárias, estimulando a valorização da cultura alimentar brasileira.

Para melhorar a alimentação do brasileiro, a pasta ainda possui um Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados que tem a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020. A ação reduziria em 15% os óbitos por AVC e 10% por infarto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade