Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça a coisa certa!

Conheça os 10 maiores erros cometidos em nome da culinária caseira e saudável

Redação Bonde
06 jul 2016 às 09:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por mais que dê um pouco de trabalho, nada substitui a boa e velha comida feita em casa. Na sua cozinha, você sabe a procedência dos alimentos, confia na limpeza e higiene do local, e usa sua próprias técnicas culinárias para preparar os alimentos. No entanto, apesar das suas boas intenções, você pode cometer erros que acabam comprometendo a qualidade dos alimentos. A seguir, listamos os dez erros mais comuns cometidos na cozinha em nome de uma alimentação caseira e saudável. Veja quais são:

Colocar azeite ou óleo na água da massa

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Você pode ter ouvido que colocar óleo na água evita que o macarrão grude no fundo da panela. Isso está longe de ser verdade. O fato é que o óleo na água dificulta a aderência do molho, remove certos nutrientes da massa e acrescenta calorias desnecessárias a sua refeição. Em vez disso, mantenha a água em ebulição constante, de modo que a pasta esteja sempre em movimento, e mexa com frequência.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Cozinhar legumes e verduras

Publicidade


Você pode pensar que cozinhar as leguminosas em água fervente é a maneira mais rápida e fácil de prepará-las, mas resista à tentação de ir pelo caminho mais fácil. Quando as verduras são cozidas, muito de seus nutrientes - como vitaminas e proteínas - são eliminados. Em vez disso, tente usar uma panela especial para legumes ou cozinhe na grelha para preservar o sabor e o valor nutricional.


Lavar as carnes

Publicidade


No caso das carnes, lavar não significa limpar, pois o processo de lavagem pode resultar em contaminação. Não se deve lavar carne alguma, seja bovina, suína, de frango ou de peixes. Isso porque durante a lavagem as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia e contaminar a louça ou outros alimentos que por ventura estejam sobre a bancada.


Contaminação cruzada

Publicidade


A contaminação cruzada acontece quando você usa um mesmo utensílio para preparar diferentes alimentos. O melhor exemplo é a tábua de corte: nunca use a tábua suja de carne crua para se cortar legumes – principalmente os que não forem ser cozidos. Apesar do nome tábua, nunca use uma que seja de madeira ou de plástico – o ideal são as de vidro, que não retêm micro-organismos em sua superfície. Também é importante não manter a lixeira sobre a pia.


Igualando gordura e calorias

Publicidade


É bom optar pelo azeite de oliva em vez da manteiga quando estiver cozinhando. Manteiga ou margarina tem gordura nociva. E o azeite, gordura insaturada. Mas uma coisa é gordura, e outra coisa é caloria! O azeite de oliva e a manteiga possuem uma quantidade similar de calorias. Por isso, não exagere quando utilizar azeite durante o cozimento.


Descascar frutas e verduras

Publicidade


Você pode estar acostumado a descascar frutas e verduras antes de comer, mas deve resistir a esse impulso. Muitas frutas e legumes retêm nutrientes, como vitaminas A e C, bem abaixo da casca. Você deve comer esta parte das frutas e verduras na medida do possível para obter os benefícios que elas proporcionam.


Poupar no sabor

Publicidade


Muitas pessoas pensam que uma refeição nutritiva tem que ser insípida e simples, mas isso não é verdade. Comer alimentos sem sabor vai fazer com que sua alimentação saudável seja um castigo. E é muito provável que fique com vontade de comer alimentos poucos saudáveis ​​e saborosos. Em vez disso, dê um sabor especial aos alimentos usando especiarias como o manjericão e a pimenta-vermelha, que aceleram o metabolismo.


Cozinhar a comida em excesso


Isso é especialmente importante quando se trata das verduras, já que são um dos alimentos mais fáceis de queimar. Quando você as cozinha demais, duas coisas acontecem: elas se tornam pouco apetitosas e perdem muito valor nutricional. Ao cozinhar, preste atenção nas verduras para garantir que não estejam perdendo a cor e deixe cozinhar por alguns minutos apenas.


Cozinhar com molho pesado


Não estrague um delicioso e nutritivo alimento vegetariano adicionando muito teriyaki ou molho de soja, que são um monte de calorias desnecessárias. Use o molho suficiente para dar sabor ao prato e faça o mesmo quando se trata de saladas. Quando possível, use molhos de baixa caloria, pouco sódio e baixo teor de gordura para cozinhar.


Comer o mesmo sempre

Seja qual for a comida, comer os mesmos alimentos é a maneira mais rápida de ficar cansado deles. Evite perder a motivação da alimentação saudável mudando constantemente os alimentos que você cozinha. Use ingredientes diferentes em cada refeição, tente diferentes métodos de preparo e faça receitas próprias! (Fonte: e-How Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade