Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Embutidos

Entenda a diferença entre mortadela, presunto, apresuntado, copa e salame

Redação Bonde
24 nov 2015 às 09:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mortadela, presunto, apresuntado, salame e copa. Esses cinco produtos estão entre os embutidos mais consumidos do Brasil e, embora alguns tenham sabor semelhante - como presunto e apresuntado, diferem na forma como são feitos. Para acabar de vez com as dúvidas, o site Guiame ouviu especialistas em alimentos e gastronomia e desvendou o mistério.

Basicamente, todos são preparados com carne suína, o que vai variar é a parte do animal de onde provém a carne e o modo de preparo de cada um.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mortadela - A mortadela é feita a partir de uma mistura de carnes bovina e suína moída e, em seguida, embutida em tripa plástica ou natural. Ela ainda é cozida e, às vezes, defumada. "Na Itália, a mortadela é misturada também com carne de cavalo", comenta o chef de cozinha Pasquale Nigro.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Presunto - Utiliza somente pernil de porco, uma carne nobre e com baixo teor de gordura. Após receber uma injeção de salmoura, o corte é massageado e acondicionado em embalagem plástica para ser cozido. "No presunto cozido superior, o teor de salmoura injetado é menor, portanto, o produto acaba com uma quantidade maior de proteína", explica Ana Lúcia Lemos, pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Alimentos.

Publicidade


Apresuntado - Uma das maiores dúvidas, contudo é a diferença do apresuntado para o presunto. O Apresuntado também é feito de carne suína, mas contém uma mistura de diferentes cortes. Outra diferença é a possível presença de amido - o que diminui seu teor de proteína. "Esse embutido é feito de retalhos de carne de porco moídos e prensados", conta Pasquale.


Copa - Segundo Ana Lúcia, a copa e o salame são produtos um tanto diferentes dos demais citados. Além de levarem um tempo maior para serem fabricados, eles não são cozidos e são difíceis de estragar - por serem desidratados e terem alto teor de sal. "A copa tradicional é obtida com o corte denominado sobrepaleta, o qual é curado com sal e, a seguir, submetido a uma secagem com defumação ocasional".

Salame - O salame é feito a partir de uma mistura de carne suína e bovina e ainda passa por uma etapa de fermentação por micro-organismos durante a sua produção. "É essa etapa do processo que confere a acidez característica do produto", explica Ana Lúcia. O tempero, a largura da tripa usada para embutir a carne e sua condimentação são os determinantes para os diferentes tipos de salame encontrados no mercado. (Fonte: Guiame)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade