Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Latte Art

Entenda como são feitos desenhos em cafés e cappuccinos

Redação Bonde
15 out 2012 às 08:50
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem é que não gosta de começar o dia com um bom cafézinho? E já pensou em deixar seu café ou capuccino mais bonito? Você pode começar seu dia com um café delicioso e ainda com desenhos de flores, corações, bichinhos, rostos, palhacinhos, folhas, abstratados, as opções são inúmeras. São duas técnicas usadas para este tipo de arte: o free pour, ou pouring, quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara e o sketching, ou grafismo, que usa calda e palitos para os desenhos. Este foi o tema do workshop ministrado pelos baristas Gabs Howacker, Philipe Glazer, da The Family Coffe Shop, Wagner Oliveira e Bruno da Silva Santos, da Feito a Grão, durante a sétima edição da feira Espaço Café Brasil.

A técnica free pour exige muita habilidade, pois o que vai determinar nela é a forma de virar a leiteira derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara. De acordo com os baristas que praticam a técnica, o maior segredo está no ponto ideal do leite. "É a crema do leite que forma o desenho, mas para fazer a latte art é preciso que ele esteja mais líquido do que o ponto normal do capuccino. Ele deve estar lido, sem bolhas", explicou Wagner. Para conseguir a forma desejada no café, primeiro os especialistas derramam a parte líquida do leite no fundo da xícara, e depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para fazer a espuma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Reprodução
Reprodução


"A tulipa é um desenho clássico desse tipo de latte art. Quando a xícara chega na mesa, a pessoa sempre diz 'nossa, que lindo!'", afirmou Wagner. Para formar as pétalas e a quantidade delas vai depender muito do diâmetro da xícara. "Dá para fazer a latte art em qualquer tipo de recipiente, depende apenas de habilidade e treino. Um diâmetro maior lhe dá mais mais possibilidades e oferece mais espaço para criatividade, mas se for muito grande é mais difícil conseguir manter as proporções certas entre o café e o leite", disse Phillipe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Reprodução
Reprodução


No momento de fazer os desenhos no café, é preciso inclinar a xícara fazendo um ângulo maior com a leiteira. "O leite preferido para a latte art é o fresco tipo A. Ele deve estar frio e ser aquecido imediatamente antes de você começar a fazer o desenho. Dessa forma será mais fácil atingir o ponto certo", explica Wagner. Como o leite não pode ficar muito quente, Philipe deu uma dica para quem gosta de café pelando: "antes de servir o café, esquente a xícara em água bem quente. Assim, ela vai conseguir manter a temperatura por mais tempo sem que precise esquentar demais o leite e o café".


Reprodução
Reprodução


Outros desenhos clássicos e muito tradicionais do free pour são a roseta e o coração. "Quanto mais fino for o bico da leiteira, maior será a precisão do desenho", informou Wagner. No entanto, a técnica de sketching proporciona muito mais possibilidades. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitinhos, que funcionam como uma caneta, a criatividade corre solta sobre o leite. "Você também pode misturar as duas técnicas fazendo formas ao derramar o leite e depois desenhar sobre eles com o palito", disse Wagner.


Reprodução
Reprodução

Quem já tem certa habilidade para desenhar começa com uma vantagem, porém, o segredo da latte art, segundo quem entende, é a prática. "Treinando bastante, em dois anos, já dá pra fazer coisas bem legais. Em três, pode estar aqui, falando no meu lugar, brincou Philipe. (Fonte: Terra)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade